Prefeitura estuda transformar trecho da linha férrea em VLT para ligar extremos de Bauru


Com verba de R$2 milhões, grupo de estudo foi criado para estudar a viabilidade do projeto de Veículo Leve sobre Trilhos. Responsável pela ferrovia, a Rumo disse que não foi consultada a respeito. Prefeitura de Bauru inicia estudo para implantação de Veículo Leve sobre Trilhos
A Prefeitura de Bauru confirmou que deseja transformar parte da linha férrea da cidade em um novo meio de transporte, o Veículo Leve sobre Trilhos (VLT). A ideia do projeto é revitalizar 28 quilômetros da linha já existente para receber os novos vagões de passageiros.
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Segundo o Executivo, o VLT ligaria os extremos da cidade. Da Vila Dutra, na zona oeste, até o Conjunto Habitacional Octávio Rasi, na zona leste de Bauru. A linha também teria uma estação de embarque e desembarque na antiga Estação Ferroviária, atendendo os moradores e funcionários do centro da cidade. A ideia é que o VLT sirva de integração com outros meios de transporte, como os ônibus.
Por meio do PAC – Programa de Aceleração do Crescimento – a Prefeitura de Bauru conseguiu junto ao Governo Federal um recurso de R$1,5 milhão para implantar um Grupo de Estudo que vai analisar a viabilidade do projeto. Para completar a verba, o município entrou com contrapartida de mais de R$ 500 mil.
Prefeitura pretende utilizar a linha férrea já existente na cidade para instalação do VLT em Bauru
TV TEM/ Reprodução
Em entrevista à TV TEM, a prefeita Suéllen Rosim disse que o projeto é ousado, e que a criação do grupo é o primeiro passo para entender como o VLT pode ser construído e como deve funcionar.
“A ideia do estudo é justamente trazer essa viabilidade. Conseguiremos recuperar todas essas linhas já existentes? Vai precisar substituir todas elas? Qual seria o custo pra isso? Para manter um projeto desse nível de pé. A gente vai contratar esse estudo, fazer esse levantamento, para posterior a isso começar a buscar recursos federais, estaduais ou eventual concessão. Vai depender muito do que esse estudo vai demonstrar”.
A criação do grupo de estudo foi publicada no Diário Oficial do dia 31 de outubro. Ele é composto por quatro servidoras municipais da Sedecon (Secretaria de Planejamento); Secretaria Municipal de Educação; Secretaria de Obras e Gabinete da Prefeitura.
O texto diz que o grupo deverá realizar os estudos de viabilidade, providenciar relatórios fotográficos e orçamentos. Uma empresa de engenharia deve ser contratada no primeiro semestre de 2025 para realizar os trabalhos técnicos.
A projeção inicial do Executivo é que a obra total de implantação custe R$ 350 milhões. O município afirma que as tratativas com o Governo Federal já começaram, e que também já iniciou conversas com a Rumo Logística. O principal objetivo do VLT em Bauru é desafogar o trânsito, ao oferecer um novo meio de transporte.
Objetivo é interligar extremos da cidade com o VLT (Bauru)
TV TEM/ Reprodução
O que é o VLT
O Veículo Leve sobre Trilhos é um meio de transporte formado por vagões com a capacidade de transportar passageiros por dentro das cidades, com estações de embarque e desembarque. A velocidade média fica entre 20 km/h e 40km/h. No Brasil, algumas cidades já implantaram o sistema, como Rio de Janeiro (RJ) e Santos (SP).
VLT durante os testes de circulação em Santos
Divulgação/EMTU/Arquivo
Muito comum em cidades da Europa, o VLT – que seria uma versão moderna dos bondes – ganhou destaque pela eficiência, integração com outros modais de transporte e sustentabilidade. O VLT de Santos e Rio de Janeiro, por exemplo, são movidos à eletricidade sem o uso de combustíveis fósseis, além de não emitir ruídos sonoros.
O que diz a Rumo
A Rumo Logística é a empresa responsável pela concessão das duas linhas ferroviárias que cortam Bauru, a Malha Oeste e Malha Paulista. Em nota, a empresa disse que não foi consultada a respeito do projeto anunciado e ressaltou ainda que qualquer iniciativa envolvendo o uso da linha férrea requer consulta e autorização prévia da Rumo, de acordo com o contrato vigente.
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