3 motivos para ir no 2º dia do Enem, mesmo se tiver ido mal no 1º

3 motivos para ir no 2º dia do Enem, mesmo se tiver ido mal no 1ºLudimila Ferreira

O segundo dia do Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio) acontece no próximo domingo (10) e muitos participantes que fizeram a correção extraoficial do primeiro dia estão se perguntando se vale a pena ir fazer a prova, já que não se saíram tão bem no dia de humanas. Mantenha a calma: existem alguns motivos para comparecer ao local de prova mesmo estando inseguro sobre seus resultados.

Confira 3 razões para persistir e finalizar o Enem 2024!

+ O que cai no segundo dia do Enem? Saiba o que esperar da prova

1. Leve a TRI em conta

A Teoria de Resposta ao Item (TRI), método de pontuação do Enem, calcula a nota do candidato de acordo com a coerência da sua prova, não apenas considerando o número de acertos. Logo, mesmo que você não tenha acertado muitas perguntas, sua nota pode ser melhor do que imagina! Explicamos melhor.

Este sistema é capaz de analisar as questões que o estudante respondeu corretamente e dar um peso específico para cada acerto. Veja como funciona:

  1. As perguntas são divididas previamente em grupos: fáceis, médias e difíceis. Elas estão misturadas ao longo da prova e não estão sinalizadas, por isso o estudante não sabe qual questão pertence a qual grupo.
  2. Através de estatísticas e teorias matemáticas, a TRI analisa as respostas do aluno: se constata que ele errou muitas perguntas da categoria “fácil” e acertou muitas perguntas da categoria “difícil”, considera o fato estatisticamente improvável e deduz que ele chutou.
  3. Assim, a média do aluno que chutou cai. No final, a nota não depende apenas do valor absoluto de acertos. Depende também da dificuldade das questões que se acertou ou errou.

+ Conheça a TRI, método de avaliação do Enem capaz de descobrir ‘chutes’ na prova

Continua após a publicidade

2. Pense no curso e universidade que deseja fazer

Cursos e universidades diferentes terão concorrências distintas. Talvez sua nota final não seja a ideal para carreiras e faculdades mais concorridas, mas tudo depende de seus objetivos pessoais. Vale lembrar também que o Prouni e o Fies, que concedem respectivamente bolsas de estudo e financiamento, costumam exigir médias mais baixas, então você ainda pode acessar o Ensino Superior.

Além disso, o Sisu costuma atribuir pesos diferentes para cada área do conhecimento, a depender do curso. Se você pretende uma carreira na área de exatas ou biológicas, por exemplo, as provas que terão maior impacto na sua média são as do segundo dia!

+ Cursos úteis para quem ainda não sabe com o que quer trabalhar

3. O gabarito ainda é o extraoficial

Lembre-se que os resultados oficiais ainda não saíram. Vários portais e cursinhos fizeram a correção extraoficial do primeiro dia, mas como o próprio nome diz, ela não garante que o resultado avaliado ali é o que será validado pelo Inep (Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira).

Além disso, algumas questões podem, eventualmente, serem anuladas pelo Inep. Na edição passada, por exemplo, houve uma questão anulada por repetição. Foi a de número 117, na prova amarela. Este ano, a questão que corre riscos é a de número 33, na prova verde.

Continua após a publicidade

+ Gabarito Enem 2024: veja correção extraoficial do primeiro dia

Compartilhe essa matéria via:
WhatsAPP Telegram

Entre no canal do GUIA no WhatsApp e receba conteúdos de estudo, redação e atualidades no seu celular!

Prepare-se para o Enem sem sair de casa. Assine o Curso GUIA DO ESTUDANTE ENEM e tenha acesso a todas as provas do Enem para fazer online e mais de 180 videoaulas com professores do Poliedro, recordista de aprovação nas universidades mais concorridas do país.

Publicidade

Adicionar aos favoritos o Link permanente.