Veja o que disseram parlamentares brasileiros sobre a vitória de Trump nos EUA

Donald Trump, do Partido Republicano, foi eleito, outra vez, presidente nos Estados Unidos nesta quarta-feira (06). Com a vitória, ele se tornou o segundo na história dos Estados Unidos a vencer dois mandatos não consecutivos. 

Trump alcançou o mínimo de 270 delegados necessários no Colégio Eleitoral, derrotando a candidata do Partido Democrata, Kamala Harris.

Veja o que disseram parlamentares brasileiros:

Deputados federais

  • Eduardo Bolsonaro (PL) 

“Bem-vindo de volta, Sr. Presidente, de onde você nunca deveria ter saído.”

  • Silvia Waiãpi (PL)

“- Um líder cujo compromisso é com os valores cristãos e o conservadorismo. Uma base sólida para nossas futuras gerações.

– Que o Brasil siga o exemplo”

  • Rogério Correia (PT)

“Com a vitória de Trump quem perde não é só a Kamala, mas a democracia, o meio ambiente e o clima que são constantemente ameaçados pela extrema direita. Nossa luta por um mundo mais justo é contínua. Como diz o Pepe Mujica: “não existe vitória nem derrota definitiva”.

  • Sâmia Bomfim (PSOL) 

“A vitória de Trump é um ataque aos direitos dos trabalhadores, mulheres, negros, imigrantes, ao meio ambiente e aos povos do mundo todo. Que as contradições que se concentram nos EUA derivem em lutas sociais e no enfrentamento à extrema direita, isso será determinante para as lutas em todo o planeta.”

Senadores

  • Flávio Bolsonaro (PL)

“Parabéns ao presidente eleito dos EUA, @realDonaldTrump, pela expressiva vitória e pela confiança renovada do povo americano. Que seu mandato seja de prosperidade e de fortalecimento dos laços com o Brasil em favor da liberdade e da democracia! O “homi” voltou!”

  • Sérgio Moro (União) 

“Congratulações a Donald Trump pela expressiva vitória no colégio eleitoral e no voto popular. Todos desejam que faça um bom governo. Esperamos que a virada à direita na maior potência mundial seja um sinal de mudança para o Brasil em 2026.”

  • Rogério Carvalho (PT)

“A vitória de Donald Trump nas eleições dos Estados Unidos é um fato que reconhecemos, e que faz parte do jogo democrático. Contudo, é fundamental que fiquemos atentos ao cenário político mundial, pois estaremos sempre em defesa dos direitos humanos e da democracia.

Nosso papel, como defensores da justiça social, será redobrar os esforços em defesa de um mundo mais igualitário, justo e sustentável.”

  • Leila Barros (PDT)

“Parabéns ao presidente Donald Trump por sua vitória. Confio na permanência do bom diálogo entre os dois países para fortalecer o desenvolvimento e as relações comerciais. Sucesso ao novo governo.”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Veja o que disseram parlamentares brasileiros sobre a vitória de Trump nos EUA no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.