POR: FDC – Exchange Program: tendência nos MBAs se fortalece para quem quer ascender a níveis decisórios

por:-fdc-–-exchange-program:-tendencia-nos-mbas-se-fortalece-para-quem-quer-ascender-a-niveis-decisorios

 

 

De acordo com uma pesquisa divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em julho de 2022, os profissionais que fazem pós-graduação, seja especialização, MBA, mestrado e doutorado, podem ter salários de 150% a 255% acima daqueles que fazem apenas graduação.

Este impacto tem sido notado, também, nas instituições de ensino como a Fundação Dom Cabral que observa essa tendência em seu Executive MBA. Após dois anos de conclusão do programa da FDC, 77% dos ex-participantes tiveram ascensão profissional e 46% estão em cargos de diretoria.

Não à toa, um outro estudo, dessa vez realizado pelo Instituto Semesp, o centro de inteligência analítica criado pela Secretaria de Modalidades Especializadas de Educação, aponta que de 2019 a 2021 o número de estudantes de pós-graduação saltou em 4,9%.

Se de um lado a procura por maior qualificação vem aumentando, por outro o mercado de trabalho está em constante e acelerada transformação e apresenta exigências cada vez maiores. É preciso pensar longe, se preparar para o futuro e investir em diferenciais para se destacar na carreira.

Uma das principais tendências, atualmente, são os programas de MBA que oferecerem uma complementação da formação em escolas internacionais por meio de um Exchange Program.

A oportunidade de vivenciar experiências e aprender no exterior traz diversas vantagens para a carreira e a construção do currículo. Entre os principais impactos positivos desta experiência está a ampliação da visão global de negócios e do mindset – afinal, nada como uma imersão em culturas diferentes para expandir a visão de mundo. O Exchange Program ainda contribui com o aprimoramento das competências de gestão e com o incremento de expertise proporcionado por outra instituição de ensino que, inserida em uma realidade diferente, oferecerá uma outra perspectiva. Isso sem falar da chance de desenvolver conexões relevantes com participantes estrangeiros do Executive MBA das escolas parceiras.

O Exchange Program da FDC

O programa oferecido pela Fundação Dom Cabral permite que os alunos do Executive MBA complementem a sua formação via Exchange Program em escolas de negócios parceiras da FDC no exterior, sem precisar pagar mais por isto*. São escolas de negócio de padrão internacional e que, assim como a FDC, também possuem acreditações e reconhecimentos em rankings, como a HEC Paris, Esade, Imperial College Business School, Porto Business School e Stellenbosch Business School.

“Eu tive a oportunidade de fazer o Exchange Program na HEC, em Paris, e foi uma experiência incrível, extremamente internacional. Havia pessoas de 28 nacionalidades, com professores e uma cultura nova, uma perspectiva global que, com certeza, acrescenta tanto na bagagem de gestão, mas também na perspectiva de mundo que a gente tem ao conhecer uma universidade global e estar com pessoas do mundo todo. Foi uma experiência fantástica. O MBA é um divisor de águas na minha carreira e na perspectiva pessoal também”, conta Alexandre Amorim, ex-participante do Executive MBA da FDC.

O Exchange Program da FDC prevê o intercâmbio de participantes em disciplinas eletivas que façam parte da grade do Executive MBA destas escolas, como Artificial Intelligence Strategy and Applications, Performance Management, Digital Management, Corporate Strategy, Future of Work, entre outras*.

Sobre o Executive MBA da FDC

Um programa pensado para profissionais que atuam em um mundo complexo, dinâmico e ambíguo, que pretende formar líderes com propósito e foco em resultados, além de desenvolver profissionais visionários e inspiradores. O curso traz uma visão 360º das organizações ao explorar temas de gestão como Estratégia, Finanças, Governança, Marketing, Liderança, além de autoconhecimento.

Saiba mais

 

 

 

*Não estão inclusas despesas com hospedagem, transporte e alimentação. As vagas no Exchange Program são limitadas e estão sujeitas à confirmação das escolas parcerias e da FDC. As listas de disciplinas e escolas parcerias estão sujeitas a alterações sem aviso prévio.

Este conteúdo foi originalmente publicado em POR: FDC – Exchange Program: tendência nos MBAs se fortalece para quem quer ascender a níveis decisórios no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.