Cláudio Castro critica Conselho Federativo da reforma tributária

claudio-castro-critica-conselho-federativo-da-reforma-tributaria

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro (PL), passou a criticar a criação de um Conselho Federativo da reforma tributária. Além dele, o chefe do Executivo paulista, Tarcísio de Freitas (Republicanos), também já fez críticas à medida.

“Nós acreditamos que ele [Conselho Federativo] tira a autonomia dos Estados. Essa era uma das minhas preocupações [com a reforma], disse o governador fluminense a jornalistas nesta 5ª feira (29.jun.2023) durante o 22º Fórum Empresarial Lide, realizado no Rio. A informação foi divulgada pelo jornal Folha de S.Paulo.

Formulário de cadastro
E-mail
WhatsApp

Inscreva-se

Telegram

Inscreva-se

O texto da reforma propõe a criação de um Conselho Federativo para gerenciar os recursos arrecadados, com participação da União, Estados e municípios. O órgão seria responsável por receber os impostos arrecadados e fazer a distribuição.

Castro afirmou ainda querer mais tempo para discutir a questão do Conselho Federativo e outros pontos da reforma. No entanto, o presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), defende que a pauta seja votada pela Casa antes do recesso do Legislativo, que começa em 18 de julho.

REFORMA TRIBUTÁRIA

A reforma tributária deve ser votada pela Câmara dos Deputados na 1ª semana de julho. A forma com que brasileiros pagam impostos vai mudar, caso a proposta sobre o tema seja aprovada pelo Congresso Nacional. Na semana passada, o relator da proposta na Casa Baixa, Aguinaldo Ribeiro (PP-PB), apresentou o projeto com a proposta das mudanças na tributação.

Dentre as diretrizes apresentadas pelo relator estão o IVA (Imposto sobre Valor Agregado) dual para bens e serviços, com uma tributação federal e outra estadual/municipal; e a mudança na cobrança tributária, da origem para o destino.

Entenda aqui os principais pontos da proposta da reforma tributária.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.