Terminais de Belém registram movimentação intensa no 2º final de semana de julho

Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH) calcula que cerca de 100 mil pessoas passem pelo terminal neste mês de julho. BR-316 registra trânsito lento desde a manhã desta sexta-feira. Movimento na compra de passagens é intenso nesta sexta-feira, em Belém
David Alves/Agência Pará
No segundo final de semana de julho, os terminais Rodoviário e Hidroviário de Belém registram grande circulação de pessoas. Há grande procura por compra de passagens para cidades do interior do estado.
De acordo com a Companhia de Portos e Hidrovias do Pará (CPH), órgão responsável pela administração do Terminal Hidroviário, a expectativa é que cerca de 100 mil pessoas passem pelo local durante este mês de julho.
Terminal Hidroviário de Belém registra movimentação intensa nesta sexta-feira (7)
David Alves/Agência Pará
A média diária de passageiros é superior a 3,2 mil pessoas por dia, tendo os fins de semana como períodos de maior movimentação.
De acordo com a CPH, os destinos mais procurados devem ser os municípios marajoaras de Soure, Salvaterra, Ponta de Pedras, Cachoeira do Arari e Santa Cruz do Arari, além do porto de Camará, também no arquipélago do Marajó.
Outro destino bastante procurado este ano deve ser a ilha de Mosqueiro. As viagens pelo rio para o distrito devem ter início na próxima semana, em embarcação operada pela Prefeitura de Belém.
Já na BR-316, o movimento é intenso desde as primeiras horas da manhã desta sexta-feira (7).
No primeiro final de semana de julho, a Polícia Rodoviária Federal registrou sete acidentes nas estradas federais do Pará, com quatro mortes e sete pessoas feridas, em acidentes registrados entre os dias 30 de junho e 2 de junho. Os acidentes com vítimas fatais ocorreram na BR-163, em Itaituba, no sudoeste do Pará.
Houve autuação de 20 pessoas por estarem sem capacete nas motos; 23 autuações por flagrante de falta de uso de cinto de segurança em carros; 11 autuações por crianças sendo transportadas sem cadeirinha de segurança; 15 pessoas foram autuadas por dirigir sob efeito de bebida alcoólica. Foram registrados ainda 106 casos de ultrapassagem indevida.
Orientações para quem vai viajar repassadas pela CPH:
Utilizar máscara protetora e fazer uso do álcool gel quando necessário;
Chegar uma hora antes do embarque;
Comprar passagens de empresas regularizadas junto à Agência de Regulação e Controle de Serviços Públicos do Estado do Pará (Arcon-PA) e guardar os bilhetes;
Cuidar dos pertences e bagagens;
Levar documentos para embarque (RG, CNH ou qualquer documento oficial com foto);
No caso de viagens com crianças, levar certidão de nascimento e/ou autorização judicial;
No caso de dúvidas, solicitar informações de funcionários da CPH identificados com crachás ou coletes do órgão.
Para quem vai pegar a estrada de carro:
Sempre faça uma revisão no veículo: verifique pneus, inclusive o estepe, palhetas dos limpadores de para-brisa e itens de iluminação e sinalização;
Observe as placas que indicam os limites de velocidade e as condições de ultrapassagem;
Utilize o cinto de segurança e os sistemas de retenção paras crianças (bebê conforto, cadeirinha e assento de elevação);
Se estiver chovendo, redobre à atenção, reduza a velocidade, mantenha sempre os faróis ligados e aumente à distância do veículo a sua frente.
Veja outras notícias do Pará:
Adicionar aos favoritos o Link permanente.