Transnordestina: governo federal vai reincluir no projeto ramal ferroviário entre Salgueiro e Suape, diz ministro dos Transportes

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Segundo Renan Filho, Pernambuco não vai ficar de fora da obra, como tinha sido anunciado no governo de Bolsonaro, e União vai investir na recuperação de rodovias federais. Renan Filho em entrevista ao Bom Dia Pernambuco
Reprodução/TV Globo
O governo federal vai reincluir, no projeto da Transnordestina, o ramal ferroviário entre Salgueiro, no Sertão, e o Porto de Suape, no Grande Recife. Em entrevista à TV Globo nesta sexta (19), o ministro dos Transportes do governo Lula (PT), Renan Filho disse que Pernambuco não ficará de fora da ferrovia, como anunciado no governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL).
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Ao ser entrevistado ao vivo no estúdio do Bom Dia Pernambuco, ele também falou sobre investimentos na requalificação de rodovias federais que cortam o estado e na obra do Arco Metropolitano.
Confira, a seguir, os assuntos abordados pelo ministro dos Transportes na entrevista:
Transnordestina
Arco Metropolitano
BR-101
BR-232
BR-104
Transnordestina
Ministro dos Transportes fala sobre a obra da Transnordestina
🚂 O governo federal vai buscar investidores privados ou custear, ele mesmo, a obra de implementação da Transnordestina de Salgueiro, no Sertão, até o Porto de Suape, no Grande Recife.
🚂 A União está em tratativas com a concessionária responsável pelo projeto, para captar investidores privados para o ramal da Transnordestina em Pernambuco.
🚂 Depois de pronto, o ramal deve ser integrado a ferrovias nas regiões Norte e Sul, para facilitar a circulação de mercadorias e insumos no país.
“A concessionária está fazendo a obra de Eliseu Martins, no Piauí, até Salgueiro, no Sertão pernambucano, e de Salgueiro até o porto de Pecém, no Ceará. [O ramal] de Salgueiro até o Porto de Suape pode ser feito por recursos privados, se houver interessados, tem até uma autorização que pode ser viabilizada, ou pode ser feita com recursos públicos. Não vai precisar o outro trecho ficar pronto”, afirmou.
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Arco Metropolitano
Ministro dos Transportes fala sobre o Arco Metropolitano
🏞 Uma das propostas para a construção do arco é a divisão de trechos. Um deles, na parte sul, ficaria com a União. Outro, ao Norte, vai para o estado. Esse último tem polêmicas por passar por área de proteção ambiental.
🏞 O governo federal trata o arco como necessário, a exemplo dos que já existem em São Paulo e Belo Horizonte. O montante necessário para construí-lo em Pernambuco é R$ 1,5 bilhão.
🏞 A sugestão da divisão de trechos vai ser levada ao presidente Lula, que vai anunciar um novo plano de investimentos do governo federal.
“O Arco Metropolitano é uma obra fundamental para a estabilização dessa dificuldade gigantesca que é a BR-101 cortar uma metrópole que é o Recife, que se junta a Jaboatão, a Olinda, e o fluxo é muito grande. A gente precisa ter o Arco Metropolitano. Várias grandes cidades do Brasil estão fazendo”, declarou.
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BR-101
Ministro dos Transportes fala sobre os problemas da BR-101
🛑 Sobre os acidentes constantes em retornos irregulares na BR-101, o ministro disse que eles ocorrem porque a via foi projetada para ser rural, e acabou se tornando urbana.
🛑 A média dos retornos é de quatro a cinco quilômetros. Entretanto, após a urbanização da rodovia, essa distância se tornou insuficiente.
🛑 O Dnit vai construir retornos necessários no Grande Recife com recursos da manutenção, que já existem.
“Vamos adequar a BR-101 a esse perfil urbano que ela recebe na Região Metropolitana do Recife, para minimizar esses impactos. Mas é óbvio que a gente precisa tirar desse fluxo os caminhões pesados, porque a cidade do Recife, a Região Metropolitana do Recife, ela é ao mesmo tempo uma grande produtora de manufaturados, envia isso para a região Nordeste, e também um dos maiores consumidores”, explicou.
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BR-232
Ministro dos Transportes fala se o governo federal vai voltar a assumir a BR-232
🚛 O governo federal delegou a BR-232 até 2027, mas o governo do estado, agora, quer que a União volte a assumir a rodovia.
🚛 O Tribunal de Contas da União fez ponderações porque a estrada não recebeu a devida manutenção no período da delegação. Se pegar de volta, o governo federal, ao receber, terá que aplicar cerca de R$ 300 milhões.
“Pernambuco foi um dos primeiros estados a avançar em duplicações e também em triplicação no Nordeste […]. Depois, isso não teve continuidade. Por isso a gente precisa, agora, resolver essas questões da BR-232 e também iniciar a duplicação da BR-423, de São Caetano até Garanhuns [no Agreste], que também é uma obra fundamental”, disse.
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BR-104
Ministro dos Transportes fala sobre a requalificação da BR-104
🧱 Para a duplicação da BR-104, o governo federal espera uma prestação de contas do governo de Pernambuco para liberar R$ 50 milhões do orçamento da União, já que o serviço é um convênio entre os dois governos.
🧱 O governo de Pernambuco deve desembolsar R$ 56 milhões para a conclusão.
🧱 A obra é importante para o escoamento de mercadorias da região do Agreste, a exemplo do polo de confecções.
“Assim que a prestação de contas for apresentada pelo governo do estado, a gente pretende já retomar a liberação de recursos, que já estão disponibilizados, mas dependem dessa questão burocrática, que está sendo ultimada. Eu recebi a governadora na semana passada e venho para trabalhar justamente isso hoje, aqui”, disse.
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