Avenida Jaguarari e Rua São José serão mão única; veja como vai funcionar novo binário em Natal

Obras para implantação do binário devem durar 90 dias, segundo STTU. Avenida Jaguarari vai operar em mão única no sentido à Zona Sul e a rua São José no sentido ao centro da cidade. Projeto mostra como deverá ficar a via com implantação de binário
STTU/Divulgação
A Prefeitura do Natal vai transformar a Avenida Jaguarari e a Rua São José em um binário – com sentido único de veículos em cada uma delas. As obras para adequação das vias deverão durar 90 dias, segundo a Secretaria de Mobilidade Urbana da capital potiguar.
De acordo com a prefeitura, a obra envolve requalificação, acessibilidade do passeio, paisagismo e implantação de ciclovias ao longo das vias – além do recapeamento asfáltico e revitalização da sinalização viária na região.
Com a implantação do binário, as vias funcionarão da seguinte forma:
Avenida Jaguarari passará a ser mão única no sentido Sul, no trecho entre a Rua Meira e Sá e a Avenida Antônio Basílio.
Rua São José terá o fluxo dos veículos em mão única no sentido Centro no trecho entre as avenidas Lima e Silva e Alexandrino de Alencar.
Binário da Avenida Jaguarari e Rua São José, em Natal
STTU
A STTU anunciou também a repaginação do passeio com calçadas acessíveis, com superfície regular e antiderrapante. O investimento em recapeamento, sinalização e arborização é de R$ 7.390.684,00.
De acordo com o órgão, esse será o primeiro binário implantado no sentido perpendicular aos já existentes na cidade. A obra também contempla a construção de meio fio em concreto, execução do pavimento, instalação do piso tátil e plantio de árvores.
“Essa estrutura do binário não é um projeto recente. A prefeitura começou a instalar binários por volta de 2013 e 2014, com as mudanças no entorno da Arena das Dunas, e que mostraram bastante viabilidade, porque dobra, no mínimo, o número de faixas em determinado sentido. A gente vem há três anos estudando o corredor da Jaguarari e São José”, afirmou o diretor do Departamento de Planejamento da STTU, Newton Filho.
De acordo com ele, o objetivo é desafogar, em parte, o fluxo de veículos no sentido da Zona Leste para a Zona Sul da cidade e também o contrário, concentrado nas avenidas Salgado Filho, Romualdo Galvão Prudente de Morais. “Esses corredores já estão com um nível de serviço bastante elevado”, considerou.
Mapa mostra bairros atendidos pelo binário
STTU
De acordo com ele, a avenida Jaguarari atualmente recebe cerca de 30 mil veículos diariamente e a rua São José outros 20 mil veículos por dia.
O projeto foi divulgado pela prefeitura após protestos de moradores por causa do corte de árvores na avenida Jaguarari. O serviço chegou a ser suspenso, mas será retomado, segundo a prefeitura.
Segundo a Secretaria de Mobilidade, sem a supressão da vegetação no canteiro central não é possível realizar as obras de acessibilidade nas calçadas da via. A prefeitura ainda afirmou que novas árvores serão plantadas nas calçadas.
Veja os vídeos mais assistidos no g1 RN
Adicionar aos favoritos o Link permanente.