Líder é presa em Caracas após manifestação contra Maduro, denuncia oposição

María Corina Machado liderou protestosReprodução/X

A líder opositora da Venezuela, María Corina Machado, foi presa nesta quinta-feira (9), após liderar uma manifestação em Caracas, informou à AFP uma fonte próxima à dirigente.

Minutos antes, sua equipe política denunciou na rede social X que Machado “foi violentamente interceptada ao deixar a concentração”. A mensagem afirma que agentes “dispararam contra as motocicletas que a transportavam”, sem fornecer mais detalhes.

Manifestação

Mais cedo, a líder da oposição saiu do esconderijo para liderar um protesto contra a posse do presidente Nicolás Maduro, marcada para esta sexta-feira (10). “A Venezuela é livre!”, exclamou diante dos manifestantes.

Vestida de branco e com uma bandeira em cima de um veículo, Machado chegou na concentração no bairro comercial de Chacao, em Caracas. Sua última aparição pública havia sido em 28 de agosto, um mês após as eleições que a oposição afirma que Maduro “roubou” de seu candidato Edmundo González Urrutia.

“Hoje toda a Venezuela foi para as ruas”, celebrou Machado diante de milhares de apoiadores, com quem antes cantou o hino nacional. “Não temos medo!”, repetiu, seguindo o coro dos manifestantes.

“Chegamos até aqui porque tivemos uma estratégia robusta”, continuou. “A partir de hoje, estamos em uma nova fase. A Venezuela é livre, vamos continuar.”

Adicionar aos favoritos o Link permanente.