Favorito para ser o próximo presidente da Câmara, o deputado federal Hugo Motta (Republicanos-PB) conta até o momento com o apoio de 17 bancadas, além do atual presidente da Casa, Arthur Lira (PP-AL).
Além do Republicanos, seu partido, o parlamentar é apoiado pelas seguintes legendas para a eleição de 1º de fevereiro:
- PL
- PT
- MDB
- PP
- Podemos
- PCdoB
- PV
- PDT
- PSB
- PSDB
- Cidadania
- Rede
- PRD
- Solidariedade
- PSD
- União Brasil
Juntos, os partidos somam 488 deputados, mas o voto é secreto e o apoio da bancada não garante a fidelidade de todos os seus integrantes. Para vencer a disputa, ele precisaria de, pelo menos, 257 parlamentares.
Ao anunciar apoio a Motta, Lira disse que ele “demonstrou capacidade de aliar polos aparentemente antagônicos com diálogo, leveza e altivez”.
Adversário
Até o momento, Motta conta com apenas um adversário na disputa pela presidência da Câmara: o deputado federal Pastor Henrique Vieira (PSOL-RJ), que tem apoio apenas de sua sigla.
Anteriormente, os deputados Elmar Nascimento (União-BA) e Antonio Brito (PSD-BA) também colocaram seus nomes para concorrer ao cargo, mas seus partidos optaram por apoiar o candidato do Republicanos.
Quem é Hugo Motta?
Natural de João Pessoa, Paraíba, Hugo Motta Wanderley da Nóbrega nasceu em 11 de setembro de 1989.
Motta entrou pela política pela primeira vez em 2005, quando se filiou ao seu primeiro partido, o PMDB — atual MDB. Ele foi eleito pela primeira vez em 2010, aos 21 anos, para o cargo de deputado federal, com 86 mil votos. Chegou a ser reeleito em 2014, com 132.686.
Hoje com 34 anos, o político paraibano está no seu terceiro mandato seguido na Câmara. Em 2018, se reelegeu com 92.468 votos, mas dessa vez pelo Republicanos.
Mesa Diretora da Câmara: entenda como funciona a eleição dos membros
Este conteúdo foi originalmente publicado em Saiba quem declarou apoio a Hugo Motta na disputa pela presidência da Câmara no site CNN Brasil.