Muro do Hospital Regional de Sousa cai durante temporal; PB está sob alerta de chuvas intensas


A Paraíba está sob alerta para chuvas até a manhã de quarta-feira (15), com a previsão de fortes precipitações em diversas regiões do estado. Muro do Hospital Regional de Sousa desaba durante chuvas intensas, na Paraíba
Beto Silva/TV Paraíba
Na tarde desta terça-feira (14), a cidade de Sousa foi fortemente impactada pelas chuvas que derrubou um dos muros do hospital regional da cidade. As precipitações na cidade chegaram a acumular 88 milímetros de água só uma tarde, segundo o Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (CEMADEN).
Toda a Paraíba está sob alerta para chuvas intensas até a manhã de quarta-feira (15), com a previsão de fortes precipitações em diversas regiões do estado. O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu avisos de chuvas intensas com grau de severidade variando de perigo potencial a perigo, afetando todas as cidades do estado.
Além de Sousa, a cidade de Uiraúna também foi atingida por chuvas fortes, que começaram por volta das 17h, com previsão de mais precipitações ao longo da noite.
Em João Pessoa, a Defesa Civil está em alerta, monitorando áreas de risco, como os rios que cortam a cidade e os pontos de alagamento. De acordo com o coordenador da Defesa Civil, Kelson Chaves, a previsão é de chuvas, embora em menor intensidade, com possibilidade de enxurradas e acúmulo de água em algumas áreas. Ele reforçou que, diante de qualquer sinal de anormalidade, a população deve abandonar imediatamente o local.
Alertas de Chuvas Intensas na Paraíba
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu dois alertas de chuvas intensas para diversas cidades da Paraíba. Os avisos têm graus diferentes de severidade e são válidos até a manhã de quarta-feira (15).
📲Compartilhe esta notícia pelo Whatsapp
📲Compartilhe esta notícia pelo Telegram
O primeiro alerta, de nível amarelo, indica perigo potencial de chuvas intensas. Nos municípios sob esse aviso, há previsão de chuva entre 20 e 30 milímetros por hora ou até 50 milímetros por dia, acompanhada de ventos de 40 a 60 quilômetros por hora. Segundo o Inmet, há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Já o segundo alerta, de nível laranja, com grau de severidade maior, indica perigo. Nas áreas sob esse aviso, a previsão é de chuva entre 30 e 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia, além de ventos de 60 a 100 quilômetros por hora. Nesse caso, há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.
Recomendações do Inmet
Alerta amarelo:
Evite se abrigar debaixo de árvores, pois há risco de queda de galhos e descargas elétricas.
Não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Evite usar aparelhos eletrônicos ligados à tomada.
Alerta laranja:
Não se abrigue debaixo de árvores e evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda.
Desligue aparelhos elétricos e, se possível, o quadro geral de energia.
Em casos de emergência, mais informações podem ser obtidas junto à Defesa Civil, pelo telefone 199, e ao Corpo de Bombeiros, pelo 193.
Cidades em alerta laranja de perigo de chuvas intensas
Aguiar
Aparecida
Bernardino Batista
Boa Ventura
Bom Jesus
Bonito de Santa Fé
Cachoeira dos Índios
Cajazeiras
Carrapateira
Conceição
Coremas
Curral Velho
Diamante
Ibiara
Igaracy
Itaporanga
Joca Claudino
Lastro
Manaíra
Marizópolis
Monte Horebe
Nazarezinho
Nova Olinda
Pedra Branca
Piancó
Poço Dantas
Poço de José de Moura
Princesa Isabel
Santa Cruz
Santa Helena
Santa Inês
Santana de Mangueira
Santana dos Garrotes
São João do Rio do Peixe
São José da Lagoa Tapada
São José de Caiana
São José de Piranhas
São José de Princesa
Serra Grande
Sousa
Tavares
Triunfo
Uiraúna
Vieirópolis
Cidades em alerta amarelo de perigo potencial de chuvas intensas
Todas as cidades da Paraíba.
Vídeos mais assistidos do g1 Paraíba
Adicionar aos favoritos o Link permanente.