Davos 2025: veja os temas que vão dominar Fórum Econômico Mundial

O Fórum Econômico Mundial (WEF, na sigla em inglês) vai começar na próxima segunda-feira (20), em Davos.

Reunindo os principais economistas do mundo e figuras públicas, o fórum de Davos traz como pauta central deste ano a “Colaboração para a Era Inteligente”.

O debate é sobre “uma era muito além da tecnologia sozinha, uma revolução social, uma que tem o poder de elevar a humanidade – ou mesmo de quebrá-la“, postula Klaus Schwab, economista responsável pelas pesquisas que embasaram o tema do WEF deste ano.

O que será debatido?

Voltado para o debate entre lideranças, o WEF busca responder as seguintes questões neste ano:

  • Quais são as maiores questões para os líderes enquanto eles lidam com o desafio da colaboração em uma era de tecnologias convergentes e hiperinteligência?
  • Como podemos evitar a fragmentação e construir um futuro mais inteligente?
  • Como a inovação pode lidar com crises como as mudanças climáticas e o uso indevido da tecnologia?
  • A ação coletiva e a liderança responsável promoverão a igualdade, a sustentabilidade e a colaboração em vez de aprofundar as divisões existentes?

Para tal, as reuniões do fórum foram divididas em cinco áreas:

  1. Reimaginando o crescimento: o WEF indaga que com espaço fiscal limitado e ferramentas de política monetária à disposição, os formuladores de políticas precisarão olhar para novas fronteiras e fontes de crescimento para se perguntar “como podemos identificar as novas fontes de crescimento nesta nova economia global?”;
  2. Indústrias na Era Inteligente: as indústrias tiveram que adaptar suas estratégias de negócios para dar conta das principais mudanças geoeconômicas e tecnológicas. Desse modo, como os líderes empresariais podem encontrar um equilíbrio entre as metas de curto prazo e os imperativos de longo prazo na transformação de seus setores?;
  3. Investir em pessoas: o rápido e crescente avanço da tecnologia vem afetando questões do dia a dia, como emprego, qualificação, educação e serviços públicos. A questão que o WEF busca debater nesse sentido é como atender a necessidade de requalificar e aprimorar as pessoas para atender às demandas da economia do amanhã; e como os setores público e privado podem investir no desenvolvimento de capital humano e em bons empregos que contribuam para o desenvolvimento de uma sociedade moderna e resiliente?
  4. Proteger o planeta: para o WEF, parcerias inovadoras e diálogos que permitam investimentos e a implantação de tecnologias climáticas e limpas serão essenciais para o progresso nas metas globais de clima e natureza, bem como para abordar o dilema de garantir um fornecimento de energia acessível, seguro e sustentável;
  5. Reconstruindo a confiança: em um mundo cada vez mais complexo e em rápida evolução, as divisões sociais se aprofundaram à medida que as pessoas buscam reafirmar suas identidades, avalia o WEF. Desse modo, o fórum busca debater como as partes interessadas podem encontrar novas maneiras de colaborar em soluções tanto internacionalmente quanto dentro das sociedades.

Por que o tema?

O Fórum Econômico Mundial avalia que “o contexto para Davos 2025 não é menos conflituoso” que o da edição anterior.

Incertezas geopolíticas, tensões comerciais, polarização cultural, tensões sobre o clima e o desenvolvimento rápido de tecnologias disruptivas são algumas das questões levantadas pelo WEF.

Ao notar um misto de sensações de instabilidade e de resiliência no horizonte, o fórum indica que “as mudanças sugerem o fim de uma era”.

Cobertura especial

CNN Brasil e o CNN Money estão se preparando para cobrir in loco o Fórum Econômico Mundial em Davos, na Suíça.

O analista de economia da CNN e âncora Fernando Nakagawa acompanhará de perto todo o evento, que ocorre entre os dias 20 e 24 de janeiro.

A cobertura especial será multiplataforma, com entradas ao vivo ao longo de toda a programação da TV e análises, infográficos, reportagens especiais e informações em primeira mão no portal da CNN.

Tragédias naturais mataram 11 mil e custaram R$ 2 trilhões em 2024

Este conteúdo foi originalmente publicado em Davos 2025: veja os temas que vão dominar Fórum Econômico Mundial no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.