O Grande Debate: perdão de Trump fortalece PL da Anistia no Brasil?

O comentarista Caio Coppolla e o advogado Vitor Marques discutiram, nesta terça-feira (21), em O Grande Debate (de segunda a sexta-feira, às 23h), se o perdão presidencial de Donald Trump aos manifestantes que invadiram o Capitólio em 2021 fortalece o PL da Anistia no Brasil.

No mesmo dia em que tomou posse para um segundo mandato, Trump perdoou 1.500 pessoas pelos ataques de 6 de janeiro. 

Já o projeto de lei, que pede por anistia aos investigadas por participação dos ataques em Brasília, em 8 de janeiro, ainda será analisado pela Câmara. Até o momento, mais de 300 pessoas já foram condenadas pelo Supremo Tribunal Federal (STF) por conta dos atos.

Para Vitor Marques, a medida não interfere no projeto de lei brasileiro.

“Não me parece, para lembrar de uma expressão de Nelson Rodrigues, que o Legislativo na sua maioria tem um complexo de vira-lata ao ponto de ser influenciado por uma medida adotada nos Estados Unidos”, diz.

Já para Coppolla, o perdão fortalece a tese que embasa o pedido de anistia aos envolvidos no 8 de janeiro.

“Sim, o perdão do Donald Trump aos envolvidos na invasão do Capitólio fortalece a tese que embasa a anistia aos envolvidos no 8 de janeiro, ainda que simbolicamente”, opinou o comentarista. “Afinal, trata-se da principal democracia do mundo extinguindo a punibilidade por atos praticados por manifestantes politicamente motivados”, concluiu.

Este conteúdo foi originalmente publicado em O Grande Debate: perdão de Trump fortalece PL da Anistia no Brasil? no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.