Desenhos de Da Vinci ajudam a achar túneis perdidos em castelo

Casal observa trecho do castelo SforzaAd Artem / Divulgação

Um rascunho de Leonardo da Vinci ajudou arqueólogos italianos a encontrar um complexo de túneis subterrâneos escondido há séculos embaixo de um castelo em Milão. A construção é dos anos 1400.

Desenhos de da Vinci

Embora Da Vinci seja um dos artistas com as obras mais estudadas da história, ainda é possível haver surpresa, como descobriu um grupo de arquitetos italianos.

Estudando anotações e rascunhos, os cientistas descobriram diversos desenhos do castelo Sforza, além de anotações do artista. Ele descrevia detalhadamente túneis subterrâneos – mas ninguém sabia onde eles estavam.

Da Vinci foi responsável por pintar afrescos no teto do castelo SforzaDivulgação

Descoberta de túnel

Experts da Universidade Politécnica de Milão, do Codevintec (que estuda o artista) e trabalhadores do castelo Sforza trabalharam juntos para entender melhor os túneis e encontrá-los. 

Usando radares de penetração de solo e scanners diferentes, s profissionais mapearam diversos metros subterrâneos embaixo do castelo. Descobriram, então, que os túneis de Da Vinci eram de verdade. 

Além dos túneis, os arqueólogos descobriram um sistema de túnel complexo que se espalha por todo o local do castelo. Apenas um pedaço foi descoberto por ora. 

Francesca Biolo, pesquisadora da universidade e uma das responsáveis do projeto, disse em uma declaração pública: “O radar de penetração no solo melhorou o modelo 3D a partir de espaços conhecidos, mas inacessíveis, e trouxe conhecimento a corredores desconhecidos e ideias para futuros estudos em passagens secretas.”

Túnel de Castelo Sforza, um dos desenhos de Da VinciAd Artem / Divulgação

O castelo Sforza

O castelo Sforza, em Milão, nasceu nos anos 1400 para abrigar Francesco Sforza, duque. Ali, existiam ruínas, e ele construiu uma fortaleza completa com torres, pátios e corredores abertos.

Ludovico, herdeiro de Francesco, contratou ninguém menos que Leonardo da Vinci para fazer as artes para o castelo. Ele fez diversos desenhos do prédio, incluindo os túneis, para usar de referência.

Estudiosos do local acreditam que o túnel era usado por soldados, mas algumas partes do sistema eram para uso pessoal da nobreza, como uma ligação à Basilica de Santa Maria delle Grazie, onde eram enterrados os corpos da família Sforza.

Por curiosidade, essa basílica é a mesma pintada por Da Vinci em A Última Ceia, um dos quadros mais famosos do artista, que mostra Jesus comendo com os apóstolos.

Hoje, no castelo, existem três museus: A Pinacoteca do Castelo Sforzesco, o Museum de Rondanini Pietá, e o Museu de Arte Anciã.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.