Derrite, secretário de Segurança de SP, diz que DDMs vão funcionar 24 horas presencialmente e relaciona aumento de homicídios à ‘guerra de gangues’ em Rio Preto


Município registrou a maior taxa de homicídios entre as 25 cidades do estado com mais de 300 mil moradores. Secretário participou de entrevista ao vivo no Tem Notícias (TN1) nesta quarta-feira (5). Secretário de Segurança Pública de SP, Guilherme Derrite, dá entrevista ao Tem Notícias
O secretário de Segurança Pública do estado de São Paulo, Guilherme Derrite (PL) disse, em entrevista ao vivo no Tem Notícias 1ª Edição desta quarta-feira (5), que as Delegacias de Defesa da Mulher vão funcionar 24 horas presencialmente e relacionou o aumento dos homicídios às “guerra de gangues” em São José do Rio Preto (SP).
📲 Participe do canal do g1 Rio Preto e Araçatuba no WhatsApp
Segundo apurado pela TV TEM, na região do Deinter-5, que congrega 140 unidades policiais em 96 municípios, todos os índices de criminalidade tiveram queda, se comparado 2024 com 2025.
Já em Rio Preto, subiu o número de homicídios: foram 46 em 2024 e 43 em 2023, número que representa 8,8 mortes por 100 mil habitantes. É o maior número dos últimos 22 anos. Inclusive, o município registrou a maior taxa de homicídios entre as 25 cidades do estado com mais de 300 mil moradores.
Guilherme Derrite (PL) em entrevista ao Tem Notícias
Desirèe Assis/g1
Em entrevista, Derrite informou que a secretaria faz o trabalho de combate ao tráfico de drogas, uma vez que os homicídios estão relacionados a disputas por pontos de tráfico em Rio Preto. Dos 160 inquéritos policiais instaurados pela Delegacia de Homicídios nos últimos seis anos, metade envolve as gangues.
“Registra-se esse pequeno aumento. Mas o que compete a nós é fortalecer as parcerias aqui com a região, principalmente ao uso de tecnologias. Em que pese essa cena chocante e lamentável os indicadores de homicídio em todo o estado de SP reduziram, aliás é o segundo ano consecutivo de recorde de redução de homicídios, alcançando o menor patamar dos últimos 24 anos, desde 2001, quando esses números começaram a ser computados”, diz o secretário.
Em setembro de 2023, Derrite anunciou durante a visita à cidade a implantação da DDM com atendimento 24 horas até o fim de 2024. Entretanto, na região, as delegacias somente funcionam de forma remota nesse modelo.
Guilherme Derrite (PL) durante entrevista ao Tem Notícias
Desirèe Assis/g1
Questionado sobre prazos, o secretário informou que até o final do primeiro semestre deste ano há a previsão de funcionamento, uma vez que há o concurso público aberto com mais de 3,5 mil vagas em andamento.
Outro problema que assola Rio Preto é a situação de moradores de rua: são 800 na cidade, entre eles foragidos da Justiça, traficantes e pessoas em situação de vulnerabilidade social. Conforme o secretário, a situação é reflexo da crise econômica no país.
“As pessoas em situação de rua necessitam de um atendimento mais voltado da assistência social e saúde pública, em especial aqueles usuários de drogas, o que reflete na segurança pública, porque eles cometem pequenos furtos, pequenos roubos. O índice de capturados procurados pela Justiça bateu todos os recordes. Mesmo que a gente tenha que prender 30 vezes o mesmo criminoso, o que vem acontecendo, porque infelizmente o Brasil é um país de impunidade”, pontua o secretário.
Veja mais notícias da região em g1 Rio Preto e Araçatuba.
VÍDEOS: confira as reportagens da TV TEM
Secretário de Segurança Pública de SP, Guilherme Derrite, dá entrevista ao Tem Notícias
Adicionar aos favoritos o Link permanente.