Safra da pitaya deve render 6,5 mil toneladas de produção em SC

A colheita da pitaya foi oficialmente aberta em Santa Catarina nesta quinta-feira (6). A expectativa para esta safra, segundo a Epagri (Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural), é produzir 6,5 mil toneladas, com um movimento financeiro de aproximadamente R$ 14 milhões.

Imagem aérea de plantação de pitaya

Safra foi aberta oficialmente nesta quinta-feira (6) – Foto: Divulgação/ND

De acordo com o extensionista rural da Epagri, Diego Adílio da Silva, líder do projeto Fruticultura, o cultivo no estado está presente em 300 hectares. A região Sul é a principal produtora, com destaque para os municípios de São João do Sul, Santa Rosa do Sul e Sombrio.

Produção da pitaya deve aumentar em SC

“A produção tem crescido e quando todos os pomares atingirem a maturidade, espera-se que o estado produza entre 6 e 9 mil toneladas, com um valor bruto de produção que pode atingir até R$ 15 milhões”, detalhou o profissional.

Ainda de acordo com o extensionista, cerca de 340 famílias estão envolvidas no cultivo da fruta, muitas das quais veem na cultura uma alternativa para a diversificação da propriedade e a substituição do cultivo do fumo.

Plantação de pitaya em SC

Centenas de famílias estão envolvidas no cultivo da fruta em SC – Foto: Divulgação/ND

A abertura da safra da pitaya aconteceu no Campo Demonstrativo Cooperja, em Jacinto Machado, no Extremo Sul de Santa Catarina. O evento foi uma realização da Epagri, da Cooperja e da Secretaria de Estado da Agricultura Pecuária.

 

Adicionar aos favoritos o Link permanente.