Decisão de anistia pertence ao Congresso, diz Múcio

O ministro da Defesa, José Múcio, afirmou, nesta segunda-feira (10), que a decisão sobre anistia aos condenados pelos atos antidemocráticos do 8 de janeiro pertence ao Congresso Nacional.

“Tem todo tipo, você não pode condenar uma pessoa da mesma pena, quem armou, quem financiou e quem foi lá encher o movimento. Isso é uma decisão que pertence ao Congresso Nacional”, disse em entrevista ao programa “Roda Viva”, da TV Cultura.

“Devia ter uma dosimetria, tem gente que quebrou uma cadeira, tem gente que armou esse movimento, se for tudo comprovado que este pague, se for um golpe, que este pague”, afirmou.

Múcio ainda revelou que deseja o encerramento das investigações, “porque só aí nós vamos deixar de fazer conjecturas e achismos e verdadeiramente encontrar o culpado. Nós vamos saber se havia um golpe arquitetado se nos inquéritos aparecerem as denúncias. Se não foi golpe foi um conjunto de baderneiros patrocinado por alguns empresários irresponsáveis que acharam que rasgando quadro, derrubando estátua, quebrando relógio, estavam fazendo um movimento político”.

PL da Anistia

O Projeto de Lei (PL) da Anistia tem como objetivo conceder perdão às pessoas investigadas por participarem dos atos de 8 de janeiro de 2023. O texto é amplamente defendido pela direita, principalmente pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que afirma que a anistia seria “humanitária”.

O projeto de lei está parado na Câmara dos Deputados e deixa a Casa dividida, já que a base do governo quer barrar o texto, enquanto os parlamentares de oposição querem a aprovação do PL de forma que o perdão se estenda a Bolsonaro – que atualmente está inelegível.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Decisão de anistia pertence ao Congresso, diz Múcio no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.