“Explosão de celular”: especialista explica sinais que antecedem falha

Um celular explodiu no bolso da calça de uma mulher enquanto ela fazia compras na cidade de Anápolis, em Goiás, fazendo com que a roupa da jovem se incendiasse.

À CNN, Cynthia Thamires da Silva, pesquisadora da USP e gerente de P&D da HION Tecnologia, explicou os sinais que podem anteceder um acidente como esse.

Segundo a especialista, embora raro, o problema pode ocorrer devido a falhas no sistema de proteção da bateria.

As baterias dos smartphones possuem um sistema de gerenciamento eletrônico responsável por protegê-las contra tensão, sub tensão, sobre corrente e superaquecimento.

A pesquisadora esclareceu que a chamada “explosão” é, na verdade, uma inflamação provocada pelo vazamento de lítio da bateria em contato com o ar. O processo é severo e se assemelha a uma explosão.

“De forma simples, o sistema de proteção deve desligar o smartphone ao identificar uma falha na bateria, e muito provavelmente isso não ocorreu”, explicou Cynthia Thamires da Silva.

A especialista destacou ainda que esse problema pode ocorrer tanto em aparelhos novos quanto antigos, dependendo da qualidade do sistema de proteção da bateria.

“Caso não possua um bom sistema de proteção, o ideal é identificarmos um aquecimento maior no aparelho e desligarmos o aparelho até que volte a sua temperatura ideal“, concluiu.

A “explosão” do celular

O acidente aconteceu no sábado (8) quando a jovem e seu marido percorriam a loja, no Setor Central, olhando os produtos expostos. Ela vestia calça jeans e blusa branca e usava uma pequena bolsa de mão, mas o celular estava no bolso traseiro do jeans.

Imagens de uma câmera de vigilância do estabelecimento mostram quando as chamas irrompem e a mulher entra em desespero. O marido tenta ajudá-la e outras pessoas também acorrem para apagar as chamas. Veja o vídeo.

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Explosão de celular”: especialista explica sinais que antecedem falha no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.