Vítima de sequestro tem carro usado em arrombamento em São Luís


Durante o sequestro, a vítima foi levada para uma área de mangue e mato no Anel Viário, uma região deserta e muito escura durante a noite Uma vítima que preferiu não mostrar o rosto relatou à equipe da TV Mirante o momento de tensão que viveu ao ser sequestrada por quatro homens na madrugada do último sábado (8), no bairro do Renascença, em São Luís, enquanto deixava suas amigas em casa.
“Eu vou espancar tua cabeça e mandar tiro no pé. Tu vai ter que me dar o dinheiro que tu tem. Já estavam com o meu celular, pegaram a senha para acessar o banco”, disse a vítima.
Vítima de sequestro tem carro usado em arrombamento em São Luís
Reprodução/ TV Mirante
Durante o sequestro, a mulher foi levada para uma área de mangue e mato no Anel Viário, uma região deserta e muito escura durante a noite. Imagens das câmeras de segurança mostraram que um homem também estava amarrado no local.
✅ Clique aqui para seguir o novo canal do g1 Maranhão no WhatsApp
No Planalto Anil, as câmeras registraram o momento em que os quatro homens usaram o carro da vítima para arrombar a porta de um comércio, levando cigarros, bebidas e outros produtos. Um segundo carro chegou logo depois, e mais homens participaram do roubo, totalizando cerca de sete pessoas. A Polícia Civil investiga os casos, mas até o momento ninguém foi preso.
A vítima durante a entrevista a equipe da TV Mirante fala sobre as horas que foi feita de refém e menciona a falta de segurança na cidade.
“Não tinha nenhum policiamento, nenhuma viatura. Não havia uma delegacia por perto. O policial civil emprestou meu celular para avisar minha família e pediu que ligássemos para o 190 para registrar a ocorrência e solicitar uma viatura”, contou uma das vítimas. “A viatura chegou cerca de duas horas depois. Era muito revoltante”, afirma vítima
Segundo a Secretaria de Segurança Pública do Maranhão (SSP), houve 118 casos de roubos e furtos de veículos na região metropolitana de São Luís neste ano, comparados a 202 no ano passado, resultando em uma redução de 8%. Os dados da SSP também indicam uma queda nas ocorrências desse tipo, passando de 319 em janeiro do ano passado para 518 em janeiro deste ano.
Em relação aos roubos e furtos em comércios, a secretaria afirmou que no ano passado houve uma queda de 30%. No entanto, muitos comerciantes ainda enfrentam uma rotina marcada pela insegurança.
Imagens de um arrombamento recente mostram também o momento em que uma loja localizada na Rua de Santana, no centro de São Luís, foi invadida, resultando na subtração de diversas mercadorias. O mesmo tipo de crime ocorreu em outro estabelecimento no bairro Maranhão Novo, onde três homens arrombaram a porta e levaram todas as roupas e sapatos disponíveis.
Imagens de arrombamento recente mostram também o momento em que uma loja localizada na Rua de Santana, no centro de São Luís
Reprodução/ TV Mirante
No mês passado, um grupo também foi responsável pelo furto de mercadorias de uma loja em Sacavém, na região da Via Expressa.
O g1 entrou em contato com a Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) sobre as denúncias citadas na reportagem. A PC informou que os casos estão sendo investigados, que já ouviu testemunhas e vítimas e busca indícios que levem à identificação dos bandidos.
Leia a nota na íntegra
A Polícia Civil do Maranhão (PC-MA) informa que ambos casos, que foram registrados no Plantão Policial das Cajazeiras, na madrugada do último sábado(8), estão sendo investigados pelo 6º Distrito Polícia da Cohab, que já iniciou o trabalho de oitivas de testemunhas e vítimas, além de diligências externas que buscam indícios que levem à identificação e autoria dos crimes.
Com relação a conduta do servidor da unidade policial relatado pela vítima, a Superintendência de Policia Civil da Capital(SPCC) informa que irá apurar a denúncia e tomar as medidas necessárias.
Importante frisar que as ações de policiamento em toda a Grande Ilha estão sendo reforçadas com a finalidade de ampliar o policiamento ostensivo e o patrulhamento em todas os bairros de São Luís, Raposa, São José de Ribamar e Paço do Lumiar, visando a prevenção e repressão a crimes de toda natureza. Por outro lado, também investiga todas as ocorrências, com a finalidade de identificar e prender autores dos crimes.
Essas ações estão sendo ainda mais reforçadas com a deflagração de operações integradas das Polícias Civil e Militar, Inteligência, Centro Tático Aéreo (CTA) e Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).
Relembre o caso
VÍDEO: Quadrilha arromba portão com carro e rouba empresa em São Luís
Na madrugada do último sábado (8), uma quadrilha de ao menos sete criminosos invadiram a Adega do Baiano e roubaram vários produtos no Planalto Anil, em São Luís.
Uma câmera de segurança gravou toda a ação dos criminosos (veja abaixo), por volta das 5h18. Nas imagens, os quatro homens chegam de carro e usam um veículo para atropelar o portão da empresa de bebidas. Segundos depois, outro carro chega ao local com outros três ladrões.
Em menos de três minutos, os criminosos entram na empresa e pegam tudo o que conseguem carregar, mesmo diante de vários veículos que passavam na rua em frente e poderiam testemunhar o roubo.
Após o crime, o grupo fugiu e, até o momento, não há informações sobre o paradeiro dos criminosos e se algum já foi identificado pela polícia. O vídeo consegue identificar a placa do veículo usado no crime, o que deve ajudar a identificar os autores.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.