Zelensky diz que Ucrânia tem “baixa chance” de sobrevivência sem os EUA

A Ucrânia tem pouca chance de sobreviver a ataques da Rússia sem o apoio dos EUA, disse o presidente Volodymyr Zelensky, na sexta-feira (14), após ligações telefônicas esta semana com o presidente dos EUA, Donald Trump.

“Provavelmente será muito, muito, muito difícil. E, claro, em todas as situações difíceis, você tem uma chance. Mas teremos poucas chances – poucas chances de sobreviver sem o apoio dos Estados Unidos”

Na quarta-feira (12), Trump discutiu a guerra em ligações separadas com Putin e Zelensky, no primeiro grande passo do presidente dos EUA em direção à diplomacia em um conflito que ele prometeu encerrar rapidamente.

Trump disse mais tarde que não achava prático para Kiev se juntar à OTAN e que era improvável que a Ucrânia recuperasse todas as suas terras. A Rússia, que anexou a Crimeia em 2014, lançou uma invasão em larga escala da Ucrânia em fevereiro de 2022.

A Ucrânia exige que a Rússia se retire do território capturado e diz que deve receber a filiação à OTAN ou garantias de segurança equivalentes para impedir que Moscou ataque novamente.

Zelensky disse na entrevista que Putin queria ir à mesa de negociações não para acabar com a guerra, mas para obter um acordo de cessar-fogo para suspender algumas sanções globais à Rússia e permitir que os militares de Moscou se reagrupassem.

“Isso é realmente o que ele quer. Ele quer fazer uma pausa, preparar, treinar, tirar algumas sanções, por causa do cessar-fogo”, acrescentou.

Trump disse que sua ligação com Putin foi uma boa conversa que durou mais de uma hora, enquanto o Kremlin disse que durou quase uma hora e meia.

Já o gabinete de Zelensky disse que a conversa durou cerca de uma hora. O presidente americano disse que a ligação “foi muito bem”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Zelensky diz que Ucrânia tem “baixa chance” de sobrevivência sem os EUA no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.