Zelensky adia viagem à Arábia Saudita após Ucrânia ficar fora de negociação

O presidente da Ucrânia Volodymyr Zelensky afirmou que vai adiar sua visita à Arábia Saudita até 10 de março, depois que Kiev foi excluída das negociações EUA-Rússia na capital saudita, Riad, nesta terça-feira (18).

Zelensky disse na segunda-feira (17) que estava programado para visitar a Arábia Saudita no final desta semana.

“Não fomos convidados para esta reunião russo-americana na Arábia Saudita. Foi uma surpresa para nós. Acho que foi uma surpresa para muitas pessoas”, declarou o ucraniano em uma entrevista coletiva na capital da Turquia, Ancara, após as negociações EUA-Rússia serem encerradas em Riad.

“Somos absolutamente honestos e abertos. Não quero coincidências. É por isso que não vou para a Arábia Saudita”, acrescentou ele.

Zelensky disse, ainda, que quer que a guerra acabe, “mas queremos que seja justa e que ninguém decida nada pelas nossas costas”.

“Você não pode tomar decisões sem a Ucrânia sobre como acabar com a guerra na Ucrânia, sob quaisquer condições”, enfatizou.

O líder ucraniano acrescentou que está “esperando” que uma delegação dos EUA chegue a Kiev. Zelensky disse anteriormente que Keith Kellogg – o enviado da administração de Donald Trump para a Rússia e Ucrânia que não fazia parte da delegação dos EUA em Riad – está programado para visitar a Ucrânia na quinta-feira (20).

Este conteúdo foi originalmente publicado em Zelensky adia viagem à Arábia Saudita após Ucrânia ficar fora de negociação no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.