6 alimentos para guardar no freezer para refeições frescas e saudáveis nos dias de calor

Quando se trata de alimentação saudável, cozinhar em casa é uma das melhores coisas que se pode fazer.

Porém, ao contrário da crença popular, você nem sempre precisa de ingredientes frescos para criar uma refeição balanceada.

Os alimentos congelados tornam fácil e conveniente adicionar nutrição, variedade e cor ao seu prato nos dias de calor, desde que você saiba como estocar os alimentos no freezer com atenção.

mulher guarda alimentos no freezer em dias de calor

Mulher guarda alimentos na geladeira – Foto: Reprodução

6 alimentos para guardar no freezer nos dias de calor

1) Frutas

De acordo com a nutricionista Maddie Pasquariello, as frutas congeladas são boas para guardar no freezer nos dias de calor. “Frutas congeladas são um alimento básico inteligente para manter no congelador, seja adicionando-as a vitaminas, cozinhando-as em aveia ou geleia, ou usando-as em sobremesas”.

As frutas congeladas são colhidas no pico de maturação quando contêm mais nutrientes e sabor. Elas também são pré-cortadas ou sem caroço, facilmente acessíveis e, normalmente, mais baratas do que suas contrapartes frescas, ela acrescenta.

Se você tiver sobras de frutas frescas, como morangos ou uvas, congelá-las é uma ótima maneira de estender a vida útil.

2) Caldo

O caldo é um outro ingrediente que vale a pena adicionar ao seu congelador nos dias de calor. É útil para fazer sopas, ensopados e refogados.

O caldo dura apenas de quatro a cinco dias na geladeira, mas congelá-lo estenderá sua vida útil para seis meses, diz a nutricionista Beth Goodridge.

Para congelar o caldo, despeje-o em uma bandeja de silicone para congelador de sopa com tampa hermética. Você também pode armazenar o caldo em sacos próprios para congelador, mas certifique-se de colocá-los planos para economizar espaço no seu congelador, sugere Goodridge.

3) Gengibre

O gengibre é um excelente complemento para as refeições graças ao seu sabor picante icônico e aos poderosos compostos anti-inflamatórios. Ele é repleto de benefícios digestivos, o que o torna ótimo para o intestino.

Segundo Goodridge, “a boa notícia é que os compostos saudáveis ​​do gengibre são preservados durante o congelamento, então o gengibre congelado é tão nutritivo quanto o fresco”, explica.

Para congelar o gengibre, coloque a raiz inteira com casca em um saco próprio para freezer e, em seguida, esprema o excesso de ar.

Quando for a hora de cozinhar, rale o gengibre congelado diretamente no seu prato, seja para fazer molho, marinada, sopa, refogado ou chá. Você também pode picar ou fatiar o gengibre antes de congelá-lo e descascá-lo, se preferir.

4) Vegetais

Assim como as frutas, os vegetais são alguns dos melhores alimentos para colocar no congelador em dias de calor. Os vegetais comprados em lojas foram colhidos no pico de maturação e facilitam o aproveitamento de produtos deliciosos fora da estação.

É só seguir os mesmos passos do congelamento de frutas, citado mais acima. A partir daí, os vegetais congelados podem ser adicionados a sopas ensopados.

5) Grãos

Um dos alimentos básicos nas refeições são os grãos, pois fornecem carboidratos que alimentam o corpo. O problema é que eles podem levar tempo para serem preparados nos dias de calor.

Depois de congelado, armazene os grãos em um saco próprio para freezer e remova o excesso de ar para reduzir a queimadura de congelamento.

Quando for a hora de descongelar o grão, coloque-o na geladeira durante a noite (ou por várias horas) e, em seguida, reaqueça-o no micro-ondas ou no fogão até aquecer completamente.

6) Carne ou frutos do mar

Quando a carne ou frutos do mar estiverem em promoção, considere estocar e congelar nos dias de calor.

mulher guarda carne na geladeira em dias de calor para não estragar

Carne crua na geladeira deve estar guardada corretamente para evitar contaminação cruzada – Foto: Freepik/ND

Eles são ingredientes com fontes ricas de proteína, o que tornará suas refeições fartas e satisfatórias. Você pode congelar carne ou frutos do mar crus ou cozidos nos dias de calor. Se preferir o último, deixe esfriar completamente antes de colocá-los no congelador.

Também é ótima a ideia de congelar nas quantidades que você vai precisar. Por exemplo, separe os filés de salmão em recipientes individuais ou sacos para freezer, em vez de deixá-los agrupados em um pacote grande, segundo a nutricionista Maddie Pasquariello.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.