Com situação mais crítica em casos de dengue, Mogi Guaçu participa de força-tarefa


Cidade registra 10 óbitos e 4,7 mil casos a cada 100 mil habitantes. Em combate à dengue, Saúde de SP realiza reuniões com Mogi Guaçu e Estiva Gerbi
Mogi Guaçu (SP) participa nesta quinta-feira (27) de força-tarefa da Secretaria de Saúde do Estado contra a dengue, cidade é a mais crítica na região de Campinas (SP) com 10 óbitos e 4.723,1 casos a cada 100 mil habitantes.
Nas primeiras oito semanas de 2025, Mogi Guaçu teve 7.298 casos registrados, além das dez mortes. No mesmo período, em 2024, foram 208 casos e nenhuma morte. Os números destes primeiros meses já superam todo o ano passado que registrou 6.840 e nove óbitos.
📲 Participe do canal do g1 Campinas no WhatsApp
A reunião com a Secretaria de Saúde de São Paulo faz parte de uma série de ações com municípios do estado para o combate às arboviroses.
Nesta quinta, a Secretaria também tem um encontro com a prefeitura de Estiva Gerbi (SP) que apresenta alta no número de incidência em relação à população. Com 434 casos registrados, a taxa está em 3820,8 a cada 100 mil habitantes.
Mosquito transmissor da dengue
Reprodução EPTV
Em nota, a prefeitura de Mogi Guaçu disse que faz ações para eliminar criadouros e campanhas educativas de conscientização para a população. Ela também confirmou que há mutirões de limpeza atuando em residências fechadas e que ampliou o valor de multas a proprietários de domicílios com incidência de focos.
Além das ações de mutirão, a prefeitura informou que também promove a vacinação para o público alvo.
A prefeitura de Estiva Gerbi, informou que foram intensificadas a limpeza e a retirada de materiais que possam propiciar o criadouro do mosquito Aedes aegipty. Além disso, diz que tem mais três mutirões programados para o mês de março.
Em dois meses, Amparo supera total de casos e mortes de 2024
Em dois meses, Amparo supera confirmações de Dengue registradas em todo o ano de 2024
Amparo (SP) registrou nos dois primeiros meses de 2025 mais casos confirmados e mortes por dengue do que o total de 2024.
São 2.304 infectados desde 1º de janeiro, contra 2.275 casos e duas mortes de todo o ano anterior. Em relação a óbitos, a prefeitura já confirmou oito vítimas e investiga outros cinco casos.
O avanço da dengue na região também já fez Mogi Guaçu superar o total de casos registrados no ano anterior.
Até esta quarta-feira (26), foram confirmadas 25 mortes em seis municípios. Veja a lista:
Mogi Guaçu- 10
Amparo – 8
Americana – 4
Campinas – 1
Espírito Santo do Pinhal – 1
Mogi Mirim – 1
A prefeitura de Amparo informou que intensificou em diferentes regiões da cidade a limpeza e a retirada de materiais que possam servir como criadouros para o mosquito transmissor da doença.
Foram deslocados cinco caminhões, quatro para retirada de materiais e um para retirada de roçagem.
LEIA TAMBÉM
Com casos de dengue em alta, governo de SP decreta situação de emergência em todo o estado
Mosquito da dengue
Reprodução/EPTV
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas
Adicionar aos favoritos o Link permanente.