Celular no Carnaval: saiba como proteger dados em caso de furto ou roubo

A multidão sempre comum nos desfiles de Carnaval pode oferecer riscos aos foliões, muitas vezes reféns da bandidagem. Muitos criminosos se aproveitam da distração das pessoas e dos espaços apertados para agir. O alvo preferido dos ladrões quase sempre é o celular. Por isso, para dificultar a vida dos infratores é importante guardá-lo em local seguro.

Se ainda assim, o roubo ou a perda do celular ocorrer, para minimizar o risco de uso indevido do dispositivo, a ação para evitar que terceiros acessem a linha telefônica e os dados pessoais armazenados no telefone extraviado deve ser rápida.

Existe o aplicativo do Ministério da Justiça e Segurança Pública (MJSP) Celular Seguro, que pode ser baixado gratuitamente nas lojas para Android e para Apple.

O serviço permite o cadastro de pessoas de confiança do usuário que poderão comunicar o roubo (quando há uso de violência ou ameaça), o furto (sem contato ou intimidação) ou a perda do celular e, ao mesmo tempo, bloquear remotamente o aparelho e as contas vinculadas ao nome do dono do aparelho.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.