Boa Vista tem índice médio para transmissão de Dengue, Zika e Chikungunya


Das 60 regiões analisadas por equipe de Vigilância Sanitária, nove aparecem como alto risco de transmissão para as doenças. Cuidados com a prevenção da dengue, zika e chikungunya devem ser mantidos no isolamento
Divulgação
O primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2025 aponta que Boa Vista apresenta um índice médio para transmissão de Dengue, Zika e Chikungunya, doenças transmitidas pelo Aedes aegypti. A maior concentração do mosquito está nas residências e comércios, segundo a prefeitura da cidade.
Para chegar ao índice de LIRAa, servidores da Vigilância Sanitária inspecionaram 8.545 prédios na capital. Do total, em 175 deles havia larvas de Aedes aegypti, sendo 169 em casa ou pontos comerciais.
Se comparado a 2024, o levantamento indica uma redução de 18% no número de criadouros dos mosquitos. O último levantamento do ano passado localizou o mosquito em 216 prédios.
LEIA TAMBÉM:
Roraima tem aumento de casos suspeitos de dengue e Saúde emite alerta
Boa Vista amplia temporariamente vacinação contra a dengue para público de 10 a 59 anos
Boa Vista disponibiliza vacina contra dengue em todos os postos de saúde; veja quem pode ser imunizado e o que levar
Em outubro de 2024, 92% dos prédios tinham criadouros de Aedes aegypti, mas, neste ano, o percentual é de 97%.
Do total de 60 regiões na cidade, 30 foram classificados com baixo risco, 21 com médio risco e 9 com alto risco. Confira abaixo os bairros de maior risco:
Asa Branca
Buritis
Distrito Industrial
Jardim Caranã
Olímpico
Raiar do Sol
Santa Tereza
São Vicente
Baldes, vasos de plantas e pingadeiras da central de ar são os locais mais propensos a acumularem criadouros do mosquito transmissor da Dengue, por isso é importante tomar os devidos cuidados como jogar o lixo doméstico de forma correta, manter os recipientes que servem de depósito de água bem fechados e trocar a água dos animais pelo menos duas vezes ao dia
A superintendente de Vigilância em Saúde, Ana Paula Merval, informou que nos próximos dias esses bairros receberão uma intensificação nas ações realizados dos agentes de combate às endemias (ACE) e agentes comunitários de saúde (ACS).
Leia outras notícias do estado no g1 Roraima.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.