Prefeitura de Itu vai utilizar água de represas particulares para ajudar no abastecimento da cidade

Segundo a Companhia Ituana de Saneamento (CIS), a medida é preventiva e válida por 120 dias. Captação da água desses reservatórios vai até a semana do Natal. Rodízio de abastecimento de água na cidade, no entanto, está descartado. Prefeitura de Itu vai utilizar água de repesas particulares para ajudar no abastecimento da cidade
Reprodução/TV TEM
A Prefeitura de Itu (SP) vai usar a água de 10 represas que ficam em propriedades particulares para ajudar no abastecimento dos moradores. Segundo a Companhia Ituana de Saneamento (CIS), a medida é preventiva e válida por 120 dias, no entanto, o prazo pode ser prorrogado se a cidade enfrentar uma seca mais severa, mas o rodízio de abastecimento está descartado.
Segundo o decreto publicado na Imprensa Oficial de Itu de 17 de agosto, a decisão considera o “aumento significativo das temperaturas, especialmente na época de estiagem, que pode gerar redução de oferta de água que guarnece a população”. A captação da água desses reservatórios seguirá até a semana do Natal.
Conforme apurado pela TV TEM, os reservatórios estão localizados em propriedades particulares na bacia do Itaim, região que atualmente possui o menor índice de água na cidade, com 40% da capacidade.
O superintendente da CIS, Reginaldo Santos, explicou que a prefeitura ainda não iniciou a utilização da água destas represas.
“Essa requisição visa o que? A autorização para que os técnicos da CIS possam fazer a transposição de água, complementando a vazão que nós precisamos captar na barragem do Itaim, que é de 110 litros. Então, todo dia, a equipe está monitorando, vendo a questão da vazão e, se necessário, nós utilizaremos a reserva dentro desses 120 dias para regularizar toda a vazão que nós precisamos captar para a barragem do Itaim”, esclarece.
Ainda de acordo com o superintendente, a CIS leva em consideração a redução da vazão do manancial para que a companhia passe a utilizar a água destas represas.
“Nós estamos há 116 dias sem chuva significativa no nosso município, ou seja, abaixo dos 15 mm. Todo dia o técnico está monitorando a vazão de entrada da barragem do Itaim e, com isso, se nós percebermos que em algum momento haja a redução da vazão de entrada, nós vamos tomar a ação de usar alguma dessas represas para regularizar a vazão que nós necessitamos para a captação e distribuição de água.”
Atualmente, os níveis dos mananciais ituanos estão em 78,1%. Os sistemas Mombaça e Pirajibu, inaugurados pela CIS em 2018 e 2020, respectivamente, seguem com 100% de capacidade.
A companhia reforçou que, apesar do bom nível de água nos reservatórios, a população deve ficar atenta e fazer a sua parte, não desperdiçando água. Quem utilizar mangueira para lavagem de quintal, calçada ou carros, por exemplo, será multado em R$ 573,90.
“Nós estamos fiscalizando constantemente a questão do desperdício de água e também contamos com o apoio da população, não só no período de estiagem, mas durante o ano todo para que evite o desperdício, faça o uso racional”, alerta Reginaldo.
Veja mais notícias da região no g1 Sorocaba e Jundiaí
VÍDEOS: assista às reportagens da TV TEM
Adicionar aos favoritos o Link permanente.