É #FAKE que incêndio mostrado em vídeo seja entre dois carros elétricos

Imagens são de acidente entre caminhão carregado com gás e ônibus. Circula nas redes sociais um vídeo que mostra uma série de explosões e muito fogo e fumaça após um acidente automobilístico. Uma legenda diz que as imagens são da colisão entre dois carros elétricos. É #FAKE.

g1
A legenda falsa diz: “Batida de 2 carros elétricos com incêndio. O fogo é classificado como classe D que precisa de um material especial para ser apagado. Água, espuma, pó seco e CO2 não podem ser usados, porque só pioram o problema. As diversas baterias de lítio vão sendo atingidas pelo lítio e explodem, uma a uma. E como não poderia deixar de ser, a fumaça é tóxica. Ou seja, corre e sai de perto.”
O video não mostra uma colisão entre dois carros elétricos. Pesquisa reversa das imagens aponta para registros de mídia profissional de um acidente envolvendo um caminhão carregado com 119 botijões de gás e um ônibus que levava 28 passageiros. Veja também aqui e aqui.
O acidente ocorreu em Moscou, na Rússia, em julho de 2013. Nenhum dos ocupantes do ônibus ficou ferido, mas o motorista do caminhão sofreu lesões.
Hector Alexandre Gil, professor doutor de química do Instituto Mauá de Tecnologia, explica que explosão de baterias de lítio são relacionadas normalmente a um aquecimento. “Existe uma situação das baterias de lítio onde você tem uma fuga térmica. Elas são superaquecidas, normalmente no processo de carga”, diz. O professor afirma que o lítio, quando inflama, costuma gerar gás hidrogênio.
O Fato ou Fake mostrou a mensagem também para o engenheiro e perito judicial Erbis Biscarris. Integrante da SAE Brasil, ele tem mais de 35 anos de experiência em projeto e desenvolvimento de módulos eletroeletrônicos, incluindo análise de falha e de incêndios, compatibilidade eletromagnética e gerenciamento de equipes de desenvolvimento.
Biscarris explica que assim como os veículos convencionais, os veículos elétricos são projetados para resistir a impactos de grande magnitude. “Mesmo que os seus módulos de bateria sejam danificados numa colisão, a evolução de um eventual incêndio da bateria não envolveria tantas explosões, nem dessa magnitude”, diz.
“Além disso, as estatísticas têm mostrado que os incêndios em veículo elétricos são bem menos frequentes do que em veículos convencionais”, diz, citando dados da Autoinsuranceez, que mostram que os veículos elétricos são cerca de 60 vezes menos propensos a incêndios, quando comparados a veículos a gasolina.
De acordo com ele, a maioria dos carros elétricos atuais usa baterias de lítio. “Quando uma bateria dessas “pega fogo”, a maior parte das chamas que vemos são da queima de outras substâncias, presentes no líquido (eletrólito) da bateria, ou queima de gases resultantes do seu superaquecimento”, diz.
De acordo com Biscarris, a National Fire Protection Agency (NFPA), dos EUA, referência internacional sobre combate a incêndios, recomenda usar água no combate a incêndios em carros elétricos.
Baterias de lítio não explodem ao serem atingidas por outra bateria de lítio, de acordo com Biscarris.
“É uma fantasia semelhante à presente em vários “filmes de ação”, onde qualquer carro parece ser capaz de explodir violentamente ao menor impacto. Na vida real as coisas não acontecem assim. Não é o impacto da colisão em si: a bateria de um carro elétrico precisa ser severamente deformada ou perfurada, para que entre em curto-circuito. Este curto-circuito pode aquecer demais o líquido interno e fazer com que a bateria entre em “avalanche térmica” (auto aquecimento desenfreado). Esta situação sim é que pode gerar gases inflamáveis e, persistindo o curto-circuito, começar um incêndio. Explosões no sentido literal são raras, e ocorrem apenas caso estes gases se encontrem confinados ao incendiar.”
É #FAKE que incêndio mostrado em vídeo seja entre dois carros elétricos
Reprodução
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