O que aconteceu com entregas de rango com drone em SP? Veja por que testes acabaram em Campinas

Ifood realizou primeira fase de testes no interior de SP entre 2020 e 2021 e diz que ‘projeto foi descontinuado’. Atualmente, operações estão concentradas em Aracaju (SE). IFood vai começar entregas com drone em Aracaju nesta quarta (15)
IFood
Receber rango com entrega por drones é uma opção que ainda não foi concretizada no estado de São Paulo, embora a primeira etapa de testes do Ifood para este tipo de delivery tenha sido em Campinas (SP) entre 2020 e 2021. Mas, o que aconteceu após o fim desta fase e quais são as perspectivas?
Testes pontuais
O trabalho na metrópole foi caracterizado por entregas pontuais. Segundo o Ifood, o projeto foi “descontinuado” no interior paulista há dois anos. À época, houve uma parceria com o Shopping Iguatemi, com apoio de 20 restaurantes parceiros, e foram contabilizadas 300 entregas de pedidos.
Naquele período, o drone percorria quase 400 metros “de um extremo a outro do shopping”, diz nota. Os testes duraram dois meses e, segundo a assessoria, “cumpriram as expectativas” da empresa.
“O projeto foi descontinuado em 2021, para a realização de testes em novos terrenos e distância […] Neste momento não há novidades sobre retomada de teste em Campinas”, informou o Ifood.
Como funciona o drone?
O drone do iFood é desenvolvido pela Speedbird Aero, também responsável por fazer o controle de voo. Veja alguns dados sobre o modelo:
A capacidade máxima é de 2 kg de carga.
Voa a 40 km/h.
Chega a uma altura de 60 metros, o equivalente a um prédio de 20 andares.
GPS para navegação e paraquedas em caso de emergência.
Como está atualmente?
Atualmente, a empresa tem operação com entregas diárias sendo realizadas em Aracaju (SE). Neste caso, os trabalhos começaram em dezembro de 2021 e a operação inclui entregas intermunicipais.
“Faz parte desses experimentos buscar novas oportunidades para testar o potencial dessa tecnologia. Em Aracaju, a empresa encontrou uma oportunidade ainda mais desafiadora para realizar novos testes e, hoje, opera entregas em distâncias maiores, incluindo intermunicipais, lembrando que o objetivo do uso de drones é ampliar o acesso dos consumidores ao uso do delivery”, diz nota da assessoria.
O g1 questionou quais são as próximas etapas de testes previstas, mas não houve resposta.
Em nota, a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) destacou que a Speedbird Aero é a empresa que possui o equipamento certificado para realização de entregas comerciais no Brasil.
Drone do iFood levando comida para delivery
IFood
Relembre 1º teste com drone para delivery
VÍDEO: Anac testa delivery de comida com uso de drones
VÍDEOS: tudo sobre Campinas e região
VÍDEOS: Tudo sobre Campinas e região| em G1 / SP / Campinas e Região
Veja mais notícias da região no g1 Campinas.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.