Baixada em Pauta #145: Projeto TamTam salta o muro da ‘Casa dos Horrores’ e mantém missão de cuidar e potencializar pessoas

Trabalho começou em 1989, na intervenção na Casa de Saúde Anchieta, em Santos (SP), que abrigava pessoas com doenças psiquiátricas em condições desumanas. As ações para promover saúde mental e garantir inclusão social aos internos foram um sucesso, e o projeto idealizado pelo arte-educador e pedagogo, Renato Di Renzo, se tornou referência na área saúde mental e na luta antimanicomial. Baixada em Pauta: Renato Di Renzo e Claudia Alonso, do Projeto TamTam, participaram do podcast
Podcast: Você pode ouvir Baixada em Pauta no g1, no Spotify, no Castbox, no Google Podcasts, no Apple Podcasts, no Deezer, no Hello You ou no aplicativo de sua preferência. Assine ou siga o Baixada em Pauta, para ser avisado sempre que tiver novo episódio no ar.

Videocast: Agora também é possível assistir o bate-papo pelo g1 e pela página no Facebook do g1 Santos.
Uma conversa sincera e sem filtros sobre saúde mental. O arte-educador e pedagogo Renato Di Renzo, e a psicóloga e bailarina Claudia Alonso fizeram questão de trazer a essência do projeto TamTam ao podcast Baixada em Pauta, com mensagens de inclusão, escuta e compaixão para potencializar os talentos das pessoas.
O trabalho idealizado por Renato Di Renzo começou em 1989, durante a intervenção na Casa de Saúde Anchieta, em Santos (SP), conhecida como a Casa dos Horrores. O imóvel, no bairro Vila Mathias, abrigava pessoas com doenças psiquiátricas e que viviam em condições desumanas.
No lugar dos choques punitivos, de remédios sem controle e outros absurdos, o arte-educador parou para ouvir aqueles que estavam internados, ao mesmo tempo que promoveu um ações para melhorar a saúde mental deles, com educação, acesso à arte, cultura, diversidade e inclusão social. O trabalho foi um sucesso como projeto de Saúde Mental e na luta antimanicomial [os hospícios].
Rádio Tam Tam ganhou destaque internacional. Renato Di Renzo conta como foi dar voz aos ‘loucutores’ da Casa de Saúde Anchieta, o hospital psiquiátrico que ficou conhecido como ‘Casa dos Horrores’.
Arquivo/Tam Tam
Entre as ações desenvolvidas por Renato, a rádio tem papel de destaque. Ela literalmente fez a população parar para ouvir os ‘loucutores’ como chamava os internos que participavam do programa, que começou das janelas do Anchieta e ganhou as rádios. Foram 10 anos no ar, em um modelo que passou a ser replicado e comentado em todo o mundo.
“Na época, o Pelé me parou para me perguntar: ‘Me fala um pouco sobre isso, porque no mundo todo falam sobre a rádio e eu não sei o que é. Era um sucesso, nós fomos reportagem em revistas italianas, New York Times, BBC de Londres. […] foi de Santos para o mundo”, lembrou Renato.
No encerramento dos programas, àquela época, Renato terminava com uma frase do teatro, que tinha muito significado para aquele momento, e continua a ter nos dias de hoje: “É preciso dar ouvido aos loucos e profetas se quisermos recuperar nossas cabeças”.
Portanto, às margens das lembranças sobre o começo do Projeto TamTam, com um público com doenças psiquiátricas, os dois destacaram a importância de se cuidar do adoecimento psíquico da sociedade.
“As pessoas não sabem mais o que é cuidar, não sabem mais o que é dividir, não sabe mais o que é compartir. As pessoas estão solitárias e não dá para dizer que não. Estão viciadas nos celulares e não se relacionam mais. Estão doente mesmo”, disse Claudia, que ressaltou a necessidades de mudanças.
Renato Di Renzo e Claudia Alonso, do projeto Tam Tam, participaram do Baixada em Pauta
g1 Santos
Você confere essa história e muitas outras no bate-papo no podcast ou videocast do Baixada em Pauta. O acesso pode ser feito nesta matéria, na home do g1 Santos, nos aplicativos de áudios favoritos ou pelo Facebook. Basta curtir as páginas e nos seguir!
O que são podcasts?
Um podcast é como se fosse um programa de rádio, mas não é: em vez de ter uma hora certa para ir ao ar, pode ser ouvido quando e onde a gente quiser. E em vez de sintonizar numa estação de rádio, a gente acha na internet. De graça.
Dá para escutar num site, numa plataforma de música ou num aplicativo só de podcast no celular, para ir ouvindo quando a gente preferir: no trânsito, lavando louça, na praia, na academia…
Os podcasts podem ser temáticos, contar uma história única, trazer debates ou simplesmente conversas sobre os mais diversos assuntos. É possível ouvir episódios avulsos ou assinar um podcast – de graça – e, assim, ser avisado sempre que um novo episódio for publicado.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.