Indígenas encontram vestígios de invasores garimpeiros e grileiros na Terra Wai Wai, no Sul de Roraima

Vestígios de invasores foram identificados durante fiscalização dos próprios indígenas que vivem na região. PF e MPF foram comunicados. Vestígios de garimpeiros na Terra Indígena Wai Wai, no Sul de Roraima
Povo Wai Wai/Divulgação
Indígenas encontraram vestígios de invasão de garimpeiros na Terra Wai Wai, no Sul de Roraima. A Polícia Federal e o Ministério Público Federal de Roraima foram informados do problema e afirmaram, nessa quinta-feira (18), que analisam quais medidas devem ser adotadas.
Os vestígios de invasores no meio da mata foram encontrados durante fiscalização dos próprios indígenas que compõem o Grupo de Apoio ao Povo Indígena (Gapi) e vivem na comunidade Xaary.
Castanha-do-pará é principal fonte de renda e sustento de indígenas Wai Wai
Indígenas Wai Wai fazem paçoca, pamonha e até caldo de peixe com castanha
Foram encontrados barracos usado como base de apoio a garimpeiros, máquinas e rastros de invasores na região do rio Novo. Lideranças do povo Wai Wai suspeitam que com a pressão das operações contra garimpeiros na Terra Indígena Yanomami, os invasores estejam migrando para o território Wai Wai.
“Os garimpeiros estão entrando tanto como aéreo, com um helicóptero, tanto como por terra, pelas vicinais, como de Caracaraí e pela vicinal 07 que dá acesso ao garimpo”, afirmou o fiscal do Gapi, Aquelino Filho Pereira.
Maquinário possivelmente usado por garimpeiros na Terra Wai Wai
Povo Wai Wai/Divulgação
Em nota, a PF disse que está “providenciando uma visita para análise de constatação e mensuração do processo ilegal para o planejamento das ações.” Já o MPF afirmou que o “o 7º Ofício Indígena analisa quais medidas legais serão adotadas.”
A Terra Wai Wai é umas das sete regiões apontadas pelo Conselho Indígena de Roraima (CIR) como ameaçadas pela possível migração de invasores da Terra Yanomami.
Essa hipótese de que garimpeiros em fuga pudessem ocupar outros territórios já havia sido levantada por especialistas ao g1, que acreditam que essa migração para outros garimpos não só em Roraima, mas também no Pará, poderia gerar disputas e agravar os conflitos pelas terras.
O garimpo ilegal já havia sido um problema para o povo Wai Wai em 2012. Na época, a Polícia Federal retirou os invasores.
Presença de grileiros
Além dos vestígios que indicam a presença de garimpeiros, os indígenas também encontraram regiões invadidas por grileiros que tentam se apossar de terras dentro do território. A área fica na mesma região onde indígenas vivem da coleta de castanha.
Os indígenas identificaram cerca de 3 quilômetros de terra divididos em lotes. As áreas estavam sinalizadas com os nomes de 11 colonos. A situação também já foi informada ao MPF e à PF.
A Terra Indígena Wai Wai fica localizada a 350 km da capital Boa Vista e tem cerca de 400 mil hectares de terra. A região é conhecida pelo extrativismo da castanha do Pará – ou da Amazônia, como também é conhecida.
Imagens evidenciam presença de grileiros na Terra Wai Wai
Povo Wai Wai/Divulgação
Adicionar aos favoritos o Link permanente.