Mundo atual exige requalificação e estudo constante de todas as pessoas, diz educador

O educador e professor catedrático da USP Mozart Neves Ramos avalia que o mundo atual exige busca constante por estudo e requalificação de todas as pessoas, de todas as faixas etárias.

Para se ter uma ideia, o último Censo da Educação Superior, do Ministério da Educação, apontou que, em 2021, quase 600 mil pessoas com 40 anos ou mais foram matriculadas em alguma instituição de educação.

“O cenário está mudando, é disruptivo”, classificou o professor, à CNN Rádio, no CNN Educação.

Para ele, “há necessidade de requalificar, seja em cursos de graduação, pós-graduação ou mesmo cursos de aperfeiçoamento.”

Leia mais:

Brasil investe tanto quanto países da OCDE no ensino superior, mas destina três vezes menos à educação básica

Ensino técnico ainda é restrito no Brasil, defende especialista

Dia Nacional do Idoso: veja dicas de como envelhecer com saúde

“São mecanismos que as pessoas de todas as ideias estão encontrando para terem acesso ao mundo do trabalho e buscar novos postos, mais bem remunerados”, opinou.

As novas tecnologias, segundo explicar Mozart, ajudaram a mudar esse cenário.

Veja mais: População de idosos atinge recorde no Japão

Ao mesmo tempo, o especialista acredita que, como o perfil dos alunos está mudando, as universidades também devem passar por transformação.

“As aulas têm que mudar, metodologia tem que mudar, universidade vai ter que repensar seu papel, não só focada em quem saiu do Ensino Médio”, completou.

*Com produção de Isabel Campos

Este conteúdo foi originalmente publicado em Mundo atual exige requalificação e estudo constante de todas as pessoas, diz educador no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.