Grupo Wagner afirma ter retomado Bakhmut; Ucrânia nega

grupo-wagner-afirma-ter-retomado-bakhmut;-ucrania-nega

O chefe do Grupo Wagner, Yevgeny Prigozhin, afirmou neste sábado (20) que suas forças assumiram o controle total da disputada cidade de Bakhmut, no leste da Ucrânia.

“A operação para capturar Bakhmut durou 224 dias”, disse ele em um vídeo postado no Telegram, buscando reivindicar uma vitória final para a cidade.

A CNN não pôde verificar de forma independente a afirmação de Prigozhin, e uma mensagem de um oficial de defesa ucraniano a contestou parcialmente.

A vice-ministra da Defesa, Hanna Maliar, em um post no Telegram menos de uma hora após a publicação da alegação do mercenário russo, admitiu que a situação em Bakhmut era “crítica”, mas disse que as tropas ucranianas ainda estavam “mantendo a defesa no distrito ‘Airplane’ da cidade. ”, que fica no extremo oeste de Bakhmut.

“A partir de agora, nossos defensores controlam algumas instalações industriais e de infraestrutura na área e no setor privado”, disse ela.

Enquanto as forças russas continuaram seu lento avanço rua por rua na própria cidade por muitos meses, as forças ucranianas recentemente conseguiram recapturar pequenos bolsões de território periférico a noroeste e sudoeste da cidade.

Prigozhin afirmou que suas forças entregarão o controle de Bakhmut aos militares russos em 25 de maio.

A cidade oriental tem sido o ponto focal de uma dura batalha entre combatentes ucranianos e russos. Fotos de satélite mostram o quanto ela mudou no ano passado, com a cidade em ruínas em muitas áreas.

A cidade fica a nordeste da região de Donetsk, a cerca de 21 quilômetros da região de Luhansk, e tem sido alvo das forças russas há meses. Desde o verão passado, a cidade está a poucos passos das linhas de frente, então sua captura representaria um sucesso há muito almejado pelas forças de Moscou – e traria algum valor estratégico limitado.

Militares ucranianos em tanque em direção à cidade ucraniana de Bakhmut / 12/05/2023 REUTERS/Sofiia Gatilova

A cidade tem importantes conexões rodoviárias com outras partes da região de Donetsk: leste até a fronteira com Luhansk, noroeste até Sloviansk e sudoeste até Kostiantynivka.

No vídeo, o líder de Wagner agradeceu ao presidente russo, Vladimir Putin, por dar a seus combatentes a “honra de defender nossa pátria”, mas também chamou “a burocracia russa” – como fez publicamente e com força no passado alguns meses – particularmente o ministro da Defesa, Sergei Shoigu, e o chefe do Estado-Maior russo, general Valery Gerasimov.

Eles “transformaram a guerra em seu próprio entretenimento”, afirmou. “… Por causa de seus caprichos, cinco vezes mais caras morreram.”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Grupo Wagner afirma ter retomado Bakhmut; Ucrânia nega no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.