Sobrevivente do Holocausto relata à CNN tensão com família em Israel: “Coração está com eles”

Após sobreviver ao Holocausto, o judeu Leon Menache, hoje com 80 anos de idade e morando no Brasil, acompanha com preocupação a guerra entre o grupo radical islâmico Hamas e Israel.

O filho dele mora em Israel com a esposa e filhos — a mais jovem deles, com 20 anos de idade, serve ao Exército de Israel. Menache visitava a família quando o conflito teve início, no dia 7 de outubro.

“Nós acordamos com a sirenes. Corremos para o bunker”, disse Menache à CNN. “Tenho a sensação que a gente não consegue nem ter medo, você só corre. Passamos dois dias assim. Na segunda era meu voo, minha partida, e a companhia aérea manteve meu voo. Eu voltei ao Brasil tranquilamente, felizmente”.

Seu filho na região de Tel Aviv, em uma área “um pouco mais afastada do cenário intenso da guerra”.

Coração em Israel

Apesar do alívio de estar distante do conflito, Menache conta que “deixou o coração em Israel com o filho e a família dele”. “Nós estamos conseguindo manter contato, ele me liga e diz que está tudo bem”, conta.

Segundo ele, “todos os israelenses estão procurando manter sua vida normal”. “Muitos estão trabalhando de casa. Eles procuram manter uma certa calma, ficam atentos às instruções passadas pelo governo”.

Mas imagine você ter uma filha no Exército, assim como o namorado dela, os amigos dela, isso gera uma apreensão constante. E todo mundo se conhece, o país é pequeno. Se cai um soldado na esquina, se você não o conhecer, alguém que você conhece sabe quem ele é

Leon Menache

Espanhol levou ao Brasil

Menache nasceu em Atenas no ano de 1943, período no qual o país estava ocupado pelos alemães. Quando os combatentes da Alemanha se retiraram do território, o pai dele estava em um campo de trabalho enquanto Menache e a mãe viviam se escondendo — e escondendo a origem judaica para evitar perseguição. No contexto de destruição da Grécia, a família decidiu deixar o país.

“Toda a minha família fala espanhol. O conhecimento do idioma vem da Espanha na época da inquisição. Um dia, num bar, meus pais ouviram um idioma familiar, eram marinheiros brasileiros. Meus pais e os marinheiros começaram a conversar, eles falaram do Brasil e, tempos depois, em setembro de 1954, nós embarcamos para o Brasil. Deixamos para trás as más recordações. Encaramos o novo, nos adaptamos muito bem. Então, eu e minha irmã construímos nossas famílias no Brasil”, relembra.

Para ele, ver o conflito entre Hamas e Israel “para a alma judaica é algo terrível”. Menache disse que acreditava que, com a criação do Estado de Israel, “os judeus teriam um momento de tranquilidade, que as coisas se ajeitariam”. “Eu espero que a paz volte para israelenses e palestinos. Meu filho e sua família vivem muito bem em Israel. agora eles precisam enfrentar essa dificuldade”.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Sobrevivente do Holocausto relata à CNN tensão com família em Israel: “Coração está com eles” no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.