Míssil que atingiu hospital de Gaza não foi ataque de Israel, sugere análise

Nos dias desde que uma explosão atingiu o lotado Hospital Batista Al-Ahli, na Faixa de Gaza, matando centenas de palestinos e desencadeando disputas entre militantes palestinos e o governo israelense sobre o culpado, ainda persistem.

Porém, a análise forense de imagens e filmagens disponíveis publicamente começou a oferecer algumas pistas sobre o que causou a explosão.

A CNN analisou dezenas de vídeos publicados nas redes sociais, transmitidos ao vivo e filmados por um jornalista freelancer, que trabalha para a CNN em Gaza, assim como imagens de satélite, para reunir o que aconteceu com o máximo de detalhes possível.

Sem a capacidade de acessar o local e coletar evidências no terreno, nenhuma conclusão pode ser definitiva. Mas a análise da CNN sugere que um foguete lançado de dentro de Gaza se partiu no ar e que a explosão no hospital foi o resultado de parte do lançamento do foguete no complexo hospitalar.

Imagens de satélite mostram caminhões saindo de Gaza na passagem de Rafah; veja

Ministério das Relações Exteriores de Israel diz que alguns países “tiveram dificuldade em condenar o terrorismo”

Israel diz que intensificará ataques aéreos na Faixa de Gaza

Especialistas em armas e explosivos, com décadas de experiência na avaliação de danos causados por bombas, que analisaram as evidências visuais, disseram à CNN que acreditam ser o cenário mais provável – embora alertem que a ausência de restos de munições ou estilhaços no local faz difícil ter certeza.

Todos concordaram que as provas disponíveis dos danos no local não eram consistentes com um ataque aéreo israelense.

Israel afirma que a “falha” de um foguete do grupo militante da Jihad Islâmica causou a explosão, uma afirmação que o presidente dos Estados Unidos, Joe Biden, disse na última quarta-feira ser apoiada pela inteligência norte-americana.

Um porta-voz do Conselho de Segurança Nacional disse mais tarde que a análise de imagens aéreas, interceptações e informações de código aberto sugeriria que Israel “não é responsável”.

VÍDEO – Israel não atacou hospital em Gaza, aponta relatório dos EUA

Autoridades palestinas e vários líderes árabes acusam, porém, Israel de atingir o hospital durante os ataques aéreos em curso em Gaza. A Jihad Islâmica – um grupo rival do Hamas – negou a responsabilidade.

A guerra entre Israel e Hamas desencadeou uma onda de conteúdos enganosos e falsas alegações online. Essa desinformação, aliada à natureza polarizada do conflito, tornou difícil separar os fatos da ficção.

Veja imagens da guerra de Israel

Nos últimos dias, vários meios de comunicação publicaram investigações sobre a explosão no hospital. Alguns chegaram a conclusões diametralmente diferentes, refletindo os desafios de fazer tal análise remotamente.

Mas à medida que mais informações surgem, a investigação da CNN – que inclui uma revisão de um vídeo na noite da explosão e imagens horríveis dos feridos e mortos dentro do complexo hospitalar – é um esforço para explicar sobre os detalhes da explosão além do que Israel e os EUA produziram publicamente.

VÍDEO – Hospitais de Gaza funcionam em situação crítica, diz ONG

Este conteúdo foi originalmente publicado em Míssil que atingiu hospital de Gaza não foi ataque de Israel, sugere análise no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.