Incêndio em mina no Cazaquistão deixa 21 mortos e dezenas de desaparecidos

Ao menos 21 pessoas morreram em um incêndio em uma mina no Cazaquistão, informou neste sábado (28) a ArcelorMittal Temirtau MT.LU, unidade local da siderúrgica com sede em Luxemburgo que opera a mina.

Das 252 pessoas na mina Kostenko, 208 foram evacuadas, e 18 procuraram ajuda médica, informou a empresa em comunicado. Cerca de 23 pessoas não foram localizadas até as 12h. (06:00 GMT).

O presidente do Cazaquistão, Kassym-Jomart Tokayev, que expressou condolências às famílias das vítimas, ordenou ao seu gabinete que interrompesse a cooperação de investimento com a ArcelorMittal Temirtau.

O governo disse em comunicado que estava finalizando um acordo para nacionalizar a empresa, que opera a maior siderúrgica do país.

No mês passado, o primeiro vice-primeiro-ministro, Roman Sklyar, disse aos repórteres que o Cazaquistão estava em negociações com potenciais investidores que poderiam assumir o controle da usina.

Ele disse que o gabinete estava descontente com o fracasso da ArcelorMittal em cumprir suas obrigações de investimento, atualizar equipamentos e garantir a segurança dos trabalhadores após uma série de acidentes mortais.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Incêndio em mina no Cazaquistão deixa 21 mortos e dezenas de desaparecidos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.