Sem consenso, Brasil pode postergar votação de nova resolução na ONU

O Brasil avalia postergar a apresentação de uma nova resolução para condenar a guerra entre Israel e o Hamas. Sem consenso entre os países membros, e com travas, especialmente, nas negociações com Estados unidos e Rússia, a diplomacia brasileira faz conversas finais para evitar mais um veto.

No entanto, segundo fontes, os diplomatas ainda não desistiram de um acordo. O chanceler brasileiro, Mauro Vieira está em Nova York, nos Estados Unidos, para as últimas conversas antes da proposta ser levada ao colegiado.

Vídeo: Brasil faz “esforço final” para aprovar resolução na ONU

O receio maior está em outro possível veto dos Estados Unidos, que apoia Israel, com tecnologia, caças e porta-aviões.

Enquanto os americanos pedem um texto com condenações mais incisivas ao Hamas, que mencione o direito de autodefesa de Israel e não peça um cessar-fogo, a Rússia defende um cessar-fogo imediato e pede que Israel suspenda a ordem de retirada de palestinos do norte de Gaza.

O equilíbrio entre essas duas partes pode fazer o Brasil desistir de um texto na iminência de deixar a presidência do órgão. O país estará como membro não-permanente do conselho de segurança até o final do ano.

Outra informação importante é a de que o chanceler brasileiro entrou em contato com chanceler do Catar para pedir empenho nas negociações para a liberação de brasileiros em Gaza.

Leia mais

Premiê do Líbano diz que escalada da guerra em Gaza pode mergulhar Oriente Médio “no caos”

Israel x Hamas: Após conversa com Lula, Vieira vai aos EUA para “esforço final” do Brasil no Conselho de Segurança da ONU

“Não há previsão no curto prazo de saídas de brasileiros de Gaza”, diz à CNN embaixador no Egito

Este conteúdo foi originalmente publicado em Sem consenso, Brasil pode postergar votação de nova resolução na ONU no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.