Agência Nacional e Mineração fiscaliza barragem da Vale interditada por problemas estruturais em Mariana (MG)

agencia-nacional-e-mineracao-fiscaliza-barragem-da-vale-interditada-por-problemas-estruturais-em-mariana-(mg)

A Agência Nacional de Mineração (ANM) enviou, nesta segunda-feira, uma equipe para fiscalização das pilhas de estéril, isto é produto sem valor econômico, da Mina de Fábrica Nova, de responsabilidade da Vale, que fica no distrito de Santa Rita Durão, em Mariana (MG).

Participam da vistoria a Defesa Civil de Mariana, a Defesa Civil de Minas Gerais, o Ministério Público de Minas Gerais (MPMG), (AMN) e a Fundação de Meio Ambiente de Minas Gerais.

Na última sexta-feira (10), a ANM interditou e suspendeu de imediato as atividades de disposição de estéril em pilhas da Mina de Fábrica Nova por não comprovação da estabilidade das estruturas.

Em razão da interdição, o MPMG abriu um inquérito para investigar as causas da interdição. Segundo o órgão, informações detalhadas devem ser divulgadas ainda nesta semana.

Segundo a Prefeitura de Mariana, não houve necessidade de evacuação e nem há iminência de perigo para a população local.

“A partir da reunião, será elaborado um documento sobre a integridade das pilhas e a continuidade das atividades de mineração no local. Não há definição de evacuação de moradores da região”, informou a prefeita por meio de nota.

Questionada pela CNN Brasil, a Vale informou que “a empresa acompanha vistoria da ANM e Defesa Civil para os esclarecimentos necessários sobre as condições de estabilidade das estruturas, que permanecem inalteradas. Importante reforçar que as estruturas geotécnicas da companhia são monitoradas permanentemente por equipe técnica especializada.”

Este conteúdo foi originalmente publicado em Agência Nacional e Mineração fiscaliza barragem da Vale interditada por problemas estruturais em Mariana (MG) no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.