Lula diz que Arábia Saudita precisa fortalecer o Banco dos Brics

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva aproveitou um evento empresarial em Riade para pedir que o governo da Arábia Saudita faça aportes financeiros no Novo Banco de Desenvolvimento, o chamado Banco dos Brics.

“Disse ao príncipe herdeiro que a entrada da Arábia Saudita nos Brics leva em conta que a Arábia Saudita precisa ajuda a fortalecer o Banco dos Brics para que a gente possa mudar a faceta dos bancos multilaterais.”

Leia mais:

Lula diz que Brasil será “Arábia Saudita da energia verde”

Governo vai criar grupo de trabalho para viabilizar US$ 10 bi em investimentos sauditas no Brasil

Alckmin diz que governo deve discutir imposto de importação para compras internacionais de até US$ 50

O presidente voltou a criticar indiretamente as grandes instituições financeiras internacionais como o Fundo Monetário Internacional (FMI) e o Banco Mundial.

Segundo ele, bancos como o NDB vão “ajudar a financiar o desenvolvimento dos países mais pobres sem cobrar taxas de juros escorchantes, que matam qualquer possibilidade de investimentos dos países mais pobres”.

Lula vem defendendo mudanças nas instituições globais e critica com ênfase a atuação dos bancos internacionais, chegando a dizer que eles se preocupam mais com seus próprios lucros do que com o interesse de desenvolvimento dos países mais pobres.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula diz que Arábia Saudita precisa fortalecer o Banco dos Brics no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.