Crescimento econômico de 3% é pouco, mas mais do que era esperado, diz Lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse nesta quarta-feira (6) que um crescimento econômico de 3% é pouco para o Brasil, mas é mais do que era esperado.

Falando durante evento no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), Lula ressaltou que o país já surpreendeu “muita gente” este ano na economia.

Leia Mais

Pobreza cai para 31,6% da população em 2022, diz IBGE

PIB cresce 0,1% no terceiro trimestre de 2023, diz IBGE

Governo vai enviar MP ao Congresso para prorrogar Desenrola até março

Dados divulgados pelo governo na terça-feira mostraram que o Produto Interno Bruto (PIB) do país cresceu 0,1% no terceiro trimestre, contrariando expectativas de economistas de uma retração de 0,2%, segundo apontado por pesquisa da Reuters.

Após a divulgação do dado, o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, disse que o Brasil poderá crescer mais de 3% neste ano e 2,5% em 2024.

O presidente ainda minimizou as críticas de parte dos economistas sobre o endividamento do país ao afirmar que a questão não é um “problema” e que isso deve ser exposto ao mercado.

“Nunca achei ruim que a pessoa tenha uma dívida se tiver dinheiro para pagar”, afirmou.

Lula também destacou que o papel do BNDES é fazer o que as instituições privadas “não querem fazer” e que a instituição já “salvou o Brasil em muitos momentos”.

“O mercado fica incomodado de ter um banco público fazendo o que eles deveriam fazer”, afirmou. “Nossa obrigação é arrumar dinheiro e fazer esse país crescer e ter salário e emprego”.

Veja também: Governo federal quer estender Desenrola até 2024

Este conteúdo foi originalmente publicado em Crescimento econômico de 3% é pouco, mas mais do que era esperado, diz Lula no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.