Departamento de Estado dos EUA ignora período de revisão do Congresso para envio de munição a Israel, diz fonte

departamento-de-estado-dos-eua-ignora-periodo-de-revisao-do-congresso-para-envio-de-municao-a-israel,-diz-fonte

O Departamento de Estado dos Estados Unidos emitiu uma declaração de emergência aos parlamentares norte-americanos na noite da sexta-feira (8) para a venda de munição a Israel, conforme revelou à CNN uma fonte diretamente ligada ao assunto.

A medida ignora o período padrão de 20 dias que os comitês do Congresso normalmente têm para revisar esse tipo de negociação.

 

A declaração foi seguida por um pedido do Departamento de Estado no início da semana para que o Congresso aprove a venda de 45 mil munições a Israel para os seus tanques Merkava.

A fonte acrescentou que a Comissão de Relações Exteriores da Câmara e a Comissão de Relações Exteriores do Senado, que supervisionam as vendas militares, estiveram sob “pressão” do Departamento de Estado para aprovar o pedido rapidamente em meio à guerra de Israel contra o Hamas em Gaza.

Os comités normalmente têm 20 dias para analisar as vendas militares dos EUA para outros países, permitindo aos legisladores levantar questões sobre uma transação e atrasá-la, se necessário.

Mas na noite de sexta-feira (8), o Departamento de Estado transmitiu uma declaração de emergência aos comitês para 13 mil cartuchos de tanques, no valor de cerca de US$ 106 milhões, para entrega imediata a Israel, disse a fonte.

“Com efeito imediato, os itens podem ser transferidos”, disse a fonte. “Nenhuma informação adicional, detalhes ou garantias foram fornecidas.”

A decisão do governo de transferir algumas das munições ocorre num momento em que os EUA estão sob crescente pressão interna e externa para apoiar um cessar-fogo em Gaza e impor condições a algumas das armas que o país a Israel.

“Por uma questão de política, não confirmamos ou comentamos propostas de transferências ou vendas de defesa até que sejam formalmente notificadas ao Congresso”, disse um porta-voz do Departamento de Estado à CNN quando questionado sobre o pedido de emergência.

Veja também: Israel usa material do Hamas para planejar ofensiva

Este conteúdo foi originalmente publicado em Departamento de Estado dos EUA ignora período de revisão do Congresso para envio de munição a Israel, diz fonte no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.