Polícia Federal assina acordo para combater fraudes bancárias digitais

A Polícia Federal firmou, nesta quarta-feira (13), um Acordo de Cooperação Técnica (ACT) para o combate a fraudes e outros crimes financeiros no ambiente digital. A parceria é com a Zetta, associação com 30 empresas de serviços financeiros digitais, como Nubank, Mercado Pago, PicPay e Cora.

Um dos principais pontos da ACT é o apoio e adesão e integração das instituições na plataforma Tentáculos, hospedada na infraestrutura da Polícia Federal e que permitirá a troca de informações com as polícias civis dos estados para que, com base nas informações encaminhadas pelas instituições financeiras e de pagamento, possam ser feitas investigações no âmbito de suas regiões. Com isso, os investigadores terão dados que embasem inquéritos.

O modelo investigativo utilizado pela Polícia Federal na plataforma Tentáculos centraliza todas as notícias-crime de fraudes em um repositório único de dados. Com a entrada da Zetta no sistema, serão compartilhados dados por entidades de serviços — financeiros com forte atuação digital, conhecidas como fintechs, o que aumentará o conteúdo de informações à disposição da PF e contribuirá com as atividades investigativas.

Leia mais

Polícia Federal apreende meia tonelada de cocaína na fronteira com a Bolívia

Polícia Federal descobre nova rota de envio de drogas de facções para a Europa

Polícia Federal e CVM investigam fraude de R$ 451 milhões em sistema previdenciário de funcionários públicos

O objetivo dessa parceria firmada é avançar na colaboração relacionada a projetos e ações de enfrentamento a golpes e fraudes envolvendo contas mantidas por instituições financeiras e de pagamento associadas à Zetta, além da participação da entidade na rede nacional de investigação desses crimes.

O acordo ajudará em investigações de crimes cibernéticos, de inteligência, combate à corrupção, análises de movimentações financeiras de facções criminosas e crime organizado como um todo. O acordo foi assinado na sede da Polícia Federal, em Brasília, pelo diretor-geral da PF, Andrei Rodrigues, e pelo presidente da Zetta, Eduardo Lopes.

Representantes de bancos digitais, como Nubank, Mercado Pago, PicPay e Cora, estiveram na cerimônia de assinatura e sinalizaram a intenção em aderir individualmente ao acordo. Também fazem parte da Zetta as instituições Bankly, Bees Bank, Cora, Dock, FitBank, Neon e Banco VR, entre outras, sendo 30 ao total.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Polícia Federal assina acordo para combater fraudes bancárias digitais no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.