Guerra em Gaza: ataque aéreo em Rafah deixa 20 mortos

guerra-em-gaza:-ataque-aereo-em-rafah-deixa-20-mortos

Um ataque aéreo em Rafah, no sul de Gaza, atingiu, nesta terça-feira (19), três casas e matou pelo menos 20 pessoas, segundo as autoridades locais.

Milhares de palestinos estão em Rafah, local onde Gaza faz fronteira com o Egito, para tentar escapar dos bombardeios israelenses ao norte da Faixa de Gaza. A região era considerada segura no começo da guerra, mas sofreu vários ataques nas últimas semanas.

O Ministério da Saúde de Gaza disse nesta segunda-feira (18), que 19.453 palestinos foram mortos e 52.286 estão feridos desde o começo do conflito entre Israel e Hamas.

Os ataques israelenses preocupam organizações internacionais sobre o alto número de mortes entre civis, além da crise humanitária gerada pela falta de água, comida e combustível.

Negociações em andamento no Conselho de Segurança da ONU:

Negociações intensas estão em andamento nas Nações Unidas para uma votação que deve acontecer nesta terça-feira (19), no Conselho de Segurança da ONU.

De acordo com diplomatas, a expectativa é que o grupo discuta uma resolução que peça a suspensão das hostilidades para permitir que a ajuda humanitária entre em Gaza.

A votação estava originalmente marcada para segunda-feira (18), mas foi adiada por um dia para permitir mais tempo às negociações.

No centro da discussão está a elaboração de uma linguagem que poderia ganhar um voto favorável dos Estados Unidos – ou pelo menos uma abstenção, o que permitiria a aprovação da medida.

O projeto de resolução originalmente incluía um pedido de “fim das hostilidades” para permitir que a ajuda tão necessária entrasse em Gaza. Diplomatas estavam esperançosos de que mudar a linguagem para “suspensão das hostilidades” poderia ganhar o apoio americano.

Lembrando que os EUA vetaram medidas anteriores no Conselho de Segurança e votaram contra um pedido de cessar-fogo na Assembleia Geral da ONU.

Se os EUA permitirem que a resolução seja aprovada na votação de hoje, será um sinal importante para Israel – inclusive de seu principal aliado – do crescente clamor internacional sobre a situação humanitária em Gaza.

A previsão é que o Conselho de Segurança se reúna às 12h00 do horário de Brasília.

*Com informações da Reuters

Este conteúdo foi originalmente publicado em Guerra em Gaza: ataque aéreo em Rafah deixa 20 mortos no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.