Ônibus elétrico com passageiros começa a ser testado em Curitiba; prefeitura quer transporte público sustentável até 2024


Veículo tem capacidade para 70 passageiros e rodará temporariamente na linha Interbairros II. Prefeitura está testando veículos elétricos desde abril. Curitiba testa ônibus 100% elétrico
Curitiba começou a testar, nesta segunda-feira (22), viagens com passageiros no transporte público em um ônibus 100% elétrico. O experimento é na linha Interbairros II, que transporta 65 mil pessoas por dia e tem 42,5 quilômetros de trajeto.
Compartilhe no WhatsApp
Compartilhe no Telegram
Os ônibus elétricos começaram ser testados em Curitiba em abril deste ano.
O objetivo dos veículos, segundo a prefeitura, é promover sustentabilidade e reduzir o impacto ambiental.
Leia também:
Trânsito: Caminhão com soja tomba e interdita parcialmente BR-277 no sentido litoral do Paraná
Combate à violência: Lei Maria da Penha prevê grupos de reflexão para agressores, e Paraná tem 67 unidades
ônibus elétrico com passageiros está sendo testado em Curitiba
Prefeitura de Curitiba
O que o teste avalia
Segundo a administração municipal, o teste com o ônibus elétrico avalia itens como o consumo de energia, cumprimento da autonomia preconizada, níveis de ruídos e o desempenho do ônibus em aclives, declives e ruas planas.
O veículo, da montadora Eletra, tem capacidade para até 70 passageiros e autonomia de 250 quilômetros. As baterias do veículo serão carregadas de duas a quatro horas no período noturno.
Além do veículo que entrou em teste nesta segunda, a Eletra deve trazer mais dois veículos para rodar no sistema curitibano. Os testes devem durar 60 dias – 20 para cada veículo.
A prefeitura disse que 11 motoristas foram treinados para dirigir o ônibus.
Compra de ônibus elétricos
A prefeitura disse que os testes servirão de base para o edital de compra dos primeiros ônibus elétricos da capital, em 2024.
Devem ser investidos R$ 200 milhões na compra de 70 ônibus – 42 tipo padron e 28 articulados – que serão integrados à frota do município até o fim de junho do próximo ano.
A administração municipal adiantou que os ônibus elétricos comprados vão trafegar nas linhas Inter II, Interbairros 2 e Leste-Oeste, que transportam, juntas, cerca de 370 mil pessoas por dia.
Outros testes
A prefeitura também está testando outro ônibus elétrico e articulado, este da montadora chinesa BYD. Neste caso, os testes são sem passageiros.
De acordo com a prefeitura, até outubro deste ano, além da Eletra e BYD, as empresas Volvo, Mercedes, Higer e Marcopolo também farão testes em Curitiba.
Vídeos mais assistidos do g1 PR:
Veja mais notícias do Estado em g1 Paraná.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.