“Berlim”: spin-off de “La Casa de Papel” tem DNA mais leve, diz Pedro Alonso

Os espectadores do programa ficarão maravilhados em ver Alonso de volta interpretando o ladrão despreocupado, sofisticado e levemente psicótico no tão aguardado spin-off da Netflix “Berlim”, que estreia em 29 de dezembro.

Apesar de sucumbir a uma doença terminal na segunda temporada, Berlim permaneceu com uma presença durante todas as três temporadas do drama criminal, aparecendo em flashbacks, e foi a favorita dos fãs até o fim. Agora ele está de volta, mais jovem e com algumas diferenças importantes.

“Honramos o que ‘La Casa de Papel’ nos deu e depois abandonamos isso”, disse Alonso. “O novo tom é mais cômico, mais romântico; há algo mais leve em seu DNA.”

Embora seu DNA não se afaste muito do que tornou Berlim um favorito dos fãs, Alonso diz que o amor é um grande tema no spinoff. “Amor é tudo. Mas imagine Berlim numa comédia romântica”, brincou.

O spin-off se passa muito antes da primeira temporada de “La Casa de Papel”, a nova série mostrará Berlin no auge de sua carreira de ladrão, orquestrando um novo assalto e com uma significativa história de amor por trás de tudo.

Berlim é reconhecido como o ladrão e estrategista idealizador de assaltos complexos, mas quando se trata de assuntos do coração, ele tem historicamente ficado aquém. Conforme revelado em “La Casa de Papel”, ele foi casado pelo menos três vezes.

“The Crown”, “Berlim” e série da Luísa Sonza: o que chega na Netflix em dezembro

Netflix revela primeiro teaser de versão coreana de “La Casa de Papel”

5 séries e filmes novos no streaming para maratonar no final de semana

“Berlim é um cara que, no começo, me surpreendeu muito. Eles diriam para mim, o personagem é frio, certo? E eu pensei, frio? Então percebi que ele é um vulcão e nada é mais vulcânico do que o amor romântico”, disse Alonso.

Situado na cidade do amor, os espectadores testemunharão Berlim (nome verdadeiro Andrés de Fonollosa) tentando realizar um assalto extraordinário em Paris. O último trailer do programa confirma que um novo grupo de ladrões se juntará a ele. O plano deles? Roubar 44 milhões de euros (aproximadamente R$ 273 milhões) em uma tarde.

É a natureza vulcânica e moralmente repreensível de Berlim que faz com que Alonso volte. “Cada vez que tive que interpretar o papel, realmente me senti em um filme diferente. É um papel que tem muita substância e riqueza”, lembrou Alonso.

Encontrando novos públicos

Poucos programas espanhóis conquistaram o público global tão profundamente quanto “La Casa de Papel”. Criada por Álex Pina e produzida pela Vancouver Media, a série estreou em 2017 e desde então evoluiu para um fenômeno global, tornando-se a ponta da lança numa nova vaga de produções espanholas com alcance internacional. No final de sua execução, ele se tornou um dos títulos em idioma diferente do inglês de maior sucesso da Netflix de todos os tempos.

“O fenômeno ‘La Casa de Papel’ trouxe muitas coisas boas”, insistiu Alonso. “Tudo o que aconteceu com a Vancouver e a Netflix ao longo dos anos me deu a confiança de saber que estou em um lugar onde sou cuidado e onde o material está em constante evolução.”

A colaboração da Vancouver Media com a Netflix marcou um momento crucial que remodelou a trajetória de “La Casa de Papel”. A Netflix comprou os direitos de transmissão do programa, que foi ao ar pela primeira vez na TV espanhola, e cortou os 15 episódios originais da série limitada em 22 episódios, antes de encomendar mais temporadas.

Segundo Alonso, esta mudança influenciou o sucesso do programa e transformou a indústria de produção de mídia espanhola, resultando na produção de mais programas espanhóis.

“O mercado global criou um novo cenário e agora produzimos séries que são, pelo menos tecnicamente, competitivas em qualquer tipo de mercado. Foi um salto gigante”, disse ele. “Nos últimos oito, nove, dez anos, houve uma revolução absoluta na narrativa espanhola.”

Outros gigantes do streaming também fizeram investimentos significativos em conteúdo em espanhol e agora estão colhendo os frutos. A febre do conteúdo em espanhol se espalhou por toda parte, chegando até mesmo a Robert De Niro, que apareceu na popular série em espanhol do Hulu, “Nada”.

O filme da Amazon Prime Video, “Argentina, 1985” recebeu uma indicação ao Oscar e ganhou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Globo de Ouro deste ano. Agora, o Prime Video está criando uma série totalmente nova de filmes e programas de TV em espanhol, incluindo a série de suspense “Los Farad”.

Este movimento transformador em direção ao conteúdo em espanhol foi ainda mais sublinhado pelo recente investimento da Netflix em Espanha, exemplificado pela expansão do seu centro de produção espanhol em Tres Cantos, a norte de Madrid.

No ano passado, a gigante do streaming duplicou a sua série original de televisão espanhola e expandiu Tres Cantos, tornando-a a primeira unidade de produção da Netflix na Europa a albergar 10 palcos e uma instalação de pós-produção.

É aqui que filmam grande parte do conteúdo em espanhol da plataforma, desde melodramas como “Valeria” ao thriller “A Sociedade da Neve” (“La Sociedad de la Nieve”), a nomeação da Espanha para Melhor Filme Internacional deste ano no Prêmios da Academia.

“Fiz as duas primeiras temporadas de ‘Money Heist’. As críticas foram muito positivas, mas meu personagem faleceu. Sete anos depois, aqui estou com você. Esse é o poder da Netflix. É capaz de trazer de volta pessoas mortas”, disse Alonso, rindo.

Numa nota mais séria, Alonso afirma que o advento do streaming, como demonstrado pelo recente sucesso dos títulos espanhóis, está preparado para um crescimento e sucesso contínuos.

“Ninguém pode prever o que acontecerá no próximo ano”, advertiu, “mas penso que a produção espanhola está a colocar-se legitimamente no mapa global, e isso é muito emocionante”.

Veja também: “Seja honesta”, diz David Beckham ao interromper entrevista de Victoria

Este conteúdo foi originalmente publicado em “Berlim”: spin-off de “La Casa de Papel” tem DNA mais leve, diz Pedro Alonso no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.