Lula deve dar carta branca para Lewandowski formar equipe no Ministério da Justiça

lula-deve-dar-carta-branca-para-lewandowski-formar-equipe-no-ministerio-da-justica

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) deve dar carta branca para Ricardo Lewandowski montar sua equipe, caso o ministro aposentado do Supremo Tribunal Federal (STF) assuma o Ministério da Justiça.

Segundo assessores do governo, a expectativa é de que Lula e Lewandowski se reúnam novamente até segunda-feira (15) para combinar o anúncio oficial.

Os dois tiveram uma breve conversa no início desta semana, na qual o presidente reforçou ao magistrado a vontade de tê-lo no primeiro escalão da Esplanada dos Ministérios.

Segundo relatos feitos à CNN, Lewandowski mostrou disposição em assumir a função e já teria começado a discutir o segundo escalão da pasta.

O presidente recomendou apenas que, por não ter experiência, o novo ministro escolha um nome forte para a Secretaria Nacional de Segurança Pública.

No Palácio do Planalto, é cogitada a possibilidade de, em um primeiro momento, o secretário-executivo Ricardo Cappelli ficar à frente da estrutura como interino.

Lula indicou que quer continuar contando com o atual número dois de Flávio Dino no governo.

Cappelli, no entanto, já sinalizou que não tem interesse em assumir a secretaria nacional.

Uma das possibilidades aventadas seria o Ministério da Defesa, já que o ministro Múcio Monteiro já sinalizou disposição em deixar a função.

Lula, no entanto, resiste a uma saída de Múcio. O petista, inclusive, já pediu ao ministro que fique à frente da função pelo menos até 2025.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Lula deve dar carta branca para Lewandowski formar equipe no Ministério da Justiça no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.