Festival de Sundance elege “melhores filmes de todos os tempos”; veja

festival-de-sundance-elege-“melhores-filmes-de-todos-os-tempos”;-veja

Nesta quinta-feira (18) se inicia o Festival de Sundance, que é considerado o maior no ramo de cinema independente. Com duração de 11 dias, o evento acontece até o dia 28 de janeiro. Em homenagem à 40ª edição, o Festival realizou uma pesquisa, onde elegeu os 10 melhores filmes que já foram exibidos no Sundance.

Para isso, cineastas, críticos, colegas e membros da indústria compartilharam suas listas pessoais com as suas 10 obras favoritas. Mais de 500 pessoas contribuíram, abrangendo os quase 4 mil longas-metragens que já foram apresentados no Festival.

“Whiplash: Em Busca da Perfeição” de Damien Chazelle (que também dirigiu “La La Land”), liderou a lista em primeiro lugar como o melhor filme de todos, entre os que estrearam até agora em Sundance. O drama de 2014 conta a história de um baterista que sonha em se tornar o melhor e a obsessão de seu professor para que isso se realize.

Logo atrás temos “Cães de Aluguel”, filme de estreia de Quentin Tarantino de 1992. Em terceiro lugar, temos um título mais recente: “Corra!”, feito em 2017 por Jordan Peele. Obra de 2006, “Pequena Miss Sunshine” de Jonathan Dayton e Valerie Faris consta em quarto lugar. “Amnésia”, filme de Christopher Nolan lançado em 2001, completam os cinco melhores.

Os títulos “Sexo, mentiras e Videotape” (1989); “Antes do Amanhecer” (1995); “Boyhood: Da Infância à Juventude” (2014); “E Sua Mãe Também” (2002); “Gosto de Sangue” (1985) completam o top 10.

O ponto culminante do Festival de Cinema de Sundance é a cerimônia de premiação. Os filmes nas categorias de documentário e drama são elegíveis para uma variedade de prêmios de prestígio concedidos pelos júris. Além disso, o público está convidado a votar em seus favoritos com cinco Prêmios do Público.

Vale ressaltar que três produções brasileiras foram selecionadas para o Festival neste ano. “Malu”, um filme brasileiro escrito e dirigido por Pedro Freire, irá concorrer na mostra competitiva principal, a World Dramatic Competition. Duas curtas-metragens também estão na disputa. É o caso de “Boi de Conchas” de Daniel Barosa e “Dona Beatriz Ñsîmba Vita”, uma animação escrita e dirigida por Catapreta.

Este conteúdo foi originalmente publicado em Festival de Sundance elege “melhores filmes de todos os tempos”; veja no site CNN Brasil.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.