Mais Médicos: Ministério da Saúde publica edital com quase 6 mil vagas

O Ministério da Saúde publicou nesta segunda-feira (22/5) um edital com 5.970 vagas para o programa Mais Médicos para o Brasil. Nesta etapa, as vagas serão distribuídas em 1.994 municípios em todas as regiões do país, com ciclo de trabalho de quatro anos (48 meses) prorrogáveis aos profissionais selecionados. O valor da bolsa, segundo a Saúde, é de R$ 12.386,50.

As inscrições ao programa estarão abertas a partir da próxima sexta-feira (26/5), com prioridade para os profissionais brasileiros formados no Brasil. Além dos médicos brasileiros que serão priorizados na seleção, também poderão participar os brasileiros formados no exterior ou profissionais estrangeiros, que continuarão atuando com o Registro do Ministério da Saúde (RMS) em vagas remanescentes.

O período de inscrições se estende até o dia 31/5 e a previsão, segundo o Ministério da Saúde, é que os profissionais selecionados comecem a atuar nos municípios no fim de junho.

Além da oportunidade de qualificação, os participantes podem, de acordo com o Ministério, receber incentivos pela permanência no programa e, aos profissionais que forem alocados em regiões de extrema pobreza e maior vulnerabilidade, conforme consta no edital, será destinado um percentual maior de incentivos.

Critérios para a inscrição

Para aderir o programa Mais Médicos para o Brasil, o profissional da saúde conta com alguns requisitos de seleção com a seguinte ordem de prioridade:

I – Perfil 1: médicos formados em instituições de educação superior brasileiras ou com diploma revalidado no País, com registro no Conselho Regional de Medicina – CRM;
II – Perfil 2: médicos brasileiros com habilitação para exercício da Medicina no exterior; e
III – Perfil 3: médicos estrangeiros com habilitação para exercício de medicina no exterior

A distribuição da atuação dos profissionais será feita da seguinte forma:

Agrupamento dos profissionais no programa mais Médicos para o Brasil. / Crédito: Ministério da Saúde/Divulgação

Segundo o edital, é indispensável que para a participação no programa, os médicos que compreendem o Perfil 1 possuam diploma de graduação em medicina em uma instituição de educação superior brasileira; ou de instituição estrangeira com diploma revalidado no Brasil; esteja em situação regular na esfera criminal perante a Justiça Federal e Estadual no país; esteja em situação regular com as obrigações militares (se o candidato for do sexo masculino); e esteja em situação regular com a Justiça Eleitoral, se for brasileiro.

Como se inscrever para o Mais Médicos

Para efetuar a inscrição no programa, o candidato interessado deve acessar o Sistema de Gerenciamento de Programas (SGP) entre os dias 26 e 31 de maio, em que as inscrições estarão abertas, pelo endereço oficial do Mais Médicos (https://maismedicos.saude.gov.br/). Após a validação da inscrição, entre o período de 01 a 05 de junho, os participantes poderão indicar até dois locais de atuação de seu interesse.

Segundo o Ministério da Saúde, na alocação dos profissionais, serão levados em conta os critérios relacionados à titulação, formação e experiência prévia. Como critério de desempate, terão prioridade os candidatos que residirem mais próximo do local de atuação no Mais Médicos, os com maior tempo de formação e os de maior idade.

Confira na íntegra o edital publicado no Diário Oficial da União (DOU).

Adicionar aos favoritos o Link permanente.