Ler aprimora o pensamento

Ler expande a mente, abre espaços cerebrais jamais explorados e alimenta a consciência sobre o mundo e sobre a vida. A leitura tira a pessoa do lugar comum e a transporta para pontos antes inimagináveis do conhecimento.

O simples ato de ler já faz isso tudo por uma pessoa, principalmente quando a leitura é incentivada desde a mais tenra idade de uma criança, que ao ouvir histórias contadas pelos pais, sem ainda nem saber falar, já se diverte e sonha com aquelas histórias, que para nós parecem bobas, mas são escritas com o intuito de fazer a criança viajar num mundo lúdico e mágico.

Com o tempo e o desenvolvimento do hábito da leitura, outras transformações vão ocorrendo no cérebro da pessoa, o pensamento se estrutura de uma forma tão extraordinária que a fala e a escrita se potencializam e se tornam tão inteligíveis e bem construídas, causando a projeção dessa pessoa a outro patamar.

Um livro, seja ele de qualquer gênero literário, tem o poder de transformar uma pessoa, de torná-la diferente e diferenciada no meio de tantas outras, tão somente pelo fato de ler, mas não só por isso, também porque a leitura traz consigo conhecimento, de lugares e de coisas, que muitas vezes não temos a chance de aprender e conhecer in loco. Abre-se espaço para novas incursões no mundo do conhecimento, abrangendo o universo de modo geral, gerando curiosidade.

O incentivo à leitura, por meio das escolas e das famílias, é fator importante para formarmos cidadãos mais preparados para a vida. Talvez reduzindo impostos sobre os livros em toda sua cadeia, desde a produção até o comércio, pode ser fator determinante para trazer ao mundo da leitura muito mais pessoas que não leem pela falta de condições financeiras para adquirir um livro, esse poderia ser um grande incentivo. Mas não só isso, há também a necessidade de autores e editoras reservarem alguns exemplares para distribuir em bibliotecas públicas e das escolas. Assim, pessoas que mesmo com as desonerações fiscais ainda não tiverem condições de adquirir um livro, podem acessá-lo nesses lugares.

A leitura, sendo um hábito que liberta a pessoa de suas próprias amarras e das amarras sociais que as prendem, faz o trabalho de formiguinha na estruturação do pensamento crítico, tornando a pessoa mais propensa a pesquisar sobre assuntos importantes, livrando-as de estarem à mercê de fake news, de informações fora de contexto, de mentiras deslavadas, cujo único objetivo é prender as pessoas em cercadinhos e colocar em seus pescoços cangas pesadas, das quais elas não podem se livrar de forma alguma e, dessa forma, perdendo o controle sobre suas escolhas.

É de suma importância que os governos federal, estaduais e municipais, os pais, professores e toda a sociedade incentivem a leitura de crianças, jovens e adultos, para que, no futuro, o país tenha novos líderes que possam realmente fazer a diferença e entregar muito mais resultados para todos os cidadãos.

Esse espaço é para a livre circulação de ideias e a Tribuna respeita a pluralidade de opiniões. Os artigos para essa seção serão recebidos por e-mail ([email protected]) e devem ter, no máximo, 30 linhas (de 70 caracteres) com identificação do autor e telefone de contato. O envio da foto é facultativo e pode ser feito pelo mesmo endereço de e-mail.

O post Ler aprimora o pensamento apareceu primeiro em Tribuna de Minas.

Adicionar aos favoritos o Link permanente.