{"id":555029,"date":"2025-04-12T20:22:14","date_gmt":"2025-04-12T23:22:14","guid":{"rendered":"https:\/\/geral.jornalfloripa.com.br\/geral\/555029"},"modified":"2025-04-12T20:22:14","modified_gmt":"2025-04-12T23:22:14","slug":"apos-duvidas-e-discussoes-tarcisio-de-freitas-considera-rever-concessoes-de-novos-pedagios-no-interior-de-sp","status":"publish","type":"post","link":"https:\/\/geral.jornalfloripa.com.br\/geral\/555029","title":{"rendered":"Ap\u00f3s d\u00favidas e discuss\u00f5es, Tarc\u00edsio de Freitas considera rever concess\u00f5es de novos ped\u00e1gios no interior de SP"},"content":{"rendered":"

Afirma\u00e7\u00e3o do governador de SP foi feita durante coletiva de imprensa em Len\u00e7\u00f3is Paulista (SP), na sexta-feira (11). Em mar\u00e7o, a Artesp aprovou 15 novos ped\u00e1gios em oito rodovias das regi\u00f5es de Sorocaba e Itapetininga (SP). Tarc\u00edsio de Freitas considera rever concess\u00e3o de novos ped\u00e1gios na regi\u00e3o de Sorocaba
\nO governador do estado de S\u00e3o Paulo, Tarc\u00edsio de Freitas (Republicanos), afirmou em uma coletiva de imprensa feita na sexta-feira (11), em Len\u00e7\u00f3is Paulista (SP), que considera rever as concess\u00f5es dos novos ped\u00e1gios que ser\u00e3o instalados na regi\u00e3o de Sorocaba (SP).
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\nEm mar\u00e7o, a Ag\u00eancia de Transportes do Estado de S\u00e3o Paulo (Artesp) anunciou a instala\u00e7\u00e3o de 15 novos ped\u00e1gios em oito rodovias das regi\u00f5es de Sorocaba e Itapetininga (SP), com in\u00edcio de funcionamento previsto para abril de 2026 (veja mais detalhes abaixo).
\nO an\u00fancio foi recebido com d\u00favidas, discuss\u00f5es e pol\u00eamicas entre os moradores de Sorocaba, que utilizam a Rodovia Raposo Tavares (SP-270) como fonte de tr\u00e1fego urbano. Somente em um trecho de 15 quil\u00f4metros, foram planejados tr\u00eas ped\u00e1gios.
\nTarc\u00edsio diz que considera rever as concess\u00f5es dos ped\u00e1gios
\nReprodu\u00e7\u00e3o\/TV TEM
\nDe acordo com o governador, h\u00e1 a preocupa\u00e7\u00e3o de deixar os moradores que circulam pela via sem cobran\u00e7as e, assim, h\u00e1 um investimento considerado relevante nas pistas marginais da rodovia.
\n“\u00c0s vezes, percebemos que podemos melhorar o modelo e nos sensibilizarmos com coisas que n\u00e3o foram pensadas antes. A pondera\u00e7\u00e3o que estamos fazendo agora \u00e9 que se ser\u00e1, de fato, suficiente. Se chegarmos na conclus\u00e3o que n\u00e3o, vamos alterar sim. O objetivo da concess\u00e3o \u00e9 trazer mais investimento, n\u00e3o \u00f4nus excessivo para quem vai se deslocar de um bairro para outro”, pontua.
\nEntenda o que pode mudar
\nFree flow do Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios
\nDivulga\u00e7\u00e3o\/Tamoios
\nAs novas pra\u00e7as, que ser\u00e3o instaladas em locais estrat\u00e9gicos definidos pela Artesp (veja os locais abaixo), funcionar\u00e3o por meio do sistema free flow, isto \u00e9, os ped\u00e1gios n\u00e3o ter\u00e3o pontos f\u00edsicos, como os que j\u00e1 est\u00e3o em funcionamento.
\nO novo modelo tem o objetivo de n\u00e3o causar reflexos no tr\u00e2nsito, com a cobran\u00e7a sendo feita de forma autom\u00e1tica assim que o ve\u00edculo passar pelo sensor, que fica disposto em cima da pista e identifica a placa do carro pela c\u00e2mera.
\nAtualmente, h\u00e1 apenas tr\u00eas ped\u00e1gios que utilizam o sistema: na Rodovia Laurentino Mascari (SP-333), em It\u00e1polis (SP), na Rodovia Carlos Tonani (SP-333), em Jaboticabal (SP), e no Contorno Sul da Rodovia dos Tamoios (SP-099), que liga Caraguatatuba (SP) a S\u00e3o Sebasti\u00e3o (SP).
\nA partir da instala\u00e7\u00e3o, o c\u00e1lculo de cobran\u00e7a tamb\u00e9m mudar\u00e1. Nos trechos com pista duplicada, o ped\u00e1gio cobrar\u00e1 R$ 0,20 por quil\u00f4metro. J\u00e1 nas pistas simples, o valor ser\u00e1 de R$ 0,16 por quil\u00f4metro.
\nOs motoristas que passarem pelo free flow ter\u00e3o um per\u00edodo de 30 dias para efetuar o pagamento da tarifa. Ele poder\u00e1 ser feito de duas formas: uma para quem j\u00e1 possui as tags, e outra para quem n\u00e3o utiliza o sistema.
\nPara os motoristas que j\u00e1 s\u00e3o registrados nas tags, que excluem a necessidade de parada nas cabines manuais, o valor ser\u00e1 adicionado no final da fatura mensal. J\u00e1 quem n\u00e3o utiliza o sistema, o pagamento poder\u00e1 ser feito a partir do aplicativo da concession\u00e1ria que administra a rodovia.
\nSem cobran\u00e7a nas vias marginais
\nDeputados estaduais discutem implanta\u00e7\u00e3o de novos ped\u00e1gios no interior de SP
\nEntre os novos ped\u00e1gios anunciados pela Artesp na regi\u00e3o, tr\u00eas est\u00e3o situados em um trecho de 15 quil\u00f4metros da Rodovia Raposo Tavares (SP-270) em Sorocaba, frequentemente utilizada pelos moradores como forma de tr\u00e1fego urbano.
\n\u00c0 TV TEM, o Secret\u00e1rio de Parcerias e Investimentos, Rafael Benini, afirmou em entrevista realizada no dia 1\u00ba de abril que a cobran\u00e7a do ped\u00e1gio free flow n\u00e3o acontecer\u00e1 nas vias marginais da rodovia. De acordo com ele, a ideia \u00e9 cobrar apenas dos motoristas que viajar\u00e3o entre diferentes cidades.
\n“Quem usa a marginal para fazer um tr\u00e1fego de longo curso ser\u00e1 cobrado de algum jeito. A ideia \u00e9 justamente alargar os viadutos para dar mais fluidez e n\u00e3o impacte o tr\u00e1fego da marginal. Conversamos com todas as prefeituras no ano passado, antes da audi\u00eancia p\u00fablica que foi feita”, diz.
\nUma forma de cobrar os motoristas que percorram a via marginal em longa dist\u00e2ncia no intuito de n\u00e3o pagar a taxa est\u00e1 sendo estudada. Com rela\u00e7\u00e3o aos motociclistas, a isen\u00e7\u00e3o de ped\u00e1gio ser\u00e1 mantida no novo sistema.
\nPoss\u00edveis mudan\u00e7as na infraestrutura
\nAcesso da Rodovia Raposo Tavares \u00e0 Rodovia Celso Charuri, em Sorocaba
\nEraldo Camargo\/TV TEM
\nAl\u00e9m disso, o secret\u00e1rio afirma que todas as prefeituras foram consultadas e um planejamento ser\u00e1 feito para desobstruir o tr\u00e1fego das vias marginais, que j\u00e1 registram pontos de congestionamento durante os hor\u00e1rios de pico.
\nConforme apurado pela TV TEM, a prefeitura de Sorocaba solicitou que a Rodovia Celso Charuri (SPA-91\/270), que tamb\u00e9m ter\u00e1 um ponto de ped\u00e1gio free flow instalado, seja ampliada at\u00e9 Ara\u00e7oiaba da Serra (SP). Assim, os motoristas que v\u00eam da capital n\u00e3o precisar\u00e3o passar pela zona urbana.
\nO aumento da via marginal da Raposo Tavares tamb\u00e9m est\u00e1 sendo analisado pela secretaria por conta do n\u00famero de acidentes que acontecem na regi\u00e3o, pr\u00f3ximo \u00e0 Universidade de Sorocaba (Uniso). Assim, os motoristas que pretendem seguir em dire\u00e7\u00e3o \u00e0 capital e a Rodovia Castello Branco (SP-280) dever\u00e3o utilizar o novo trecho.
\nO estudo inclui tamb\u00e9m o alargamento dos viadutos Jorge Guilherme Senger, que liga a rodovia ao bairro Campolim, e J\u00falio C\u00e9sar Gaidukas, conectando com a Avenida Armando Pannunzio e a Rodovia Jo\u00e3o Leme dos Santos (SP-264).
\nSubstitui\u00e7\u00e3o dos ped\u00e1gios f\u00edsicos
\nPra\u00e7a de Ped\u00e1gio da CCR SPVias
\nDivulga\u00e7\u00e3o\/Comunica\u00e7\u00e3o CCR SPVias
\nOs ped\u00e1gios com cabines manuais que j\u00e1 funcionavam anteriormente nas rodovias das regi\u00f5es de Sorocaba tamb\u00e9m ser\u00e3o substitu\u00eddos gradativamente pelo free flow.
\nPor conta disso, as tarifas, que j\u00e1 tiveram uma redu\u00e7\u00e3o no domingo (30), ter\u00e3o uma nova diminui\u00e7\u00e3o de valor a partir do momento que o novo sistema for completamente instalado, em abril de 2026.
\nDurante an\u00fancio de obras de infraestrutura de estradas, nesta quinta-feira (3), o governador de S\u00e3o Paulo, Tarc\u00edsio de Freitas (Republicanos), falou dos ped\u00e1gios apenas de forma gen\u00e9rica, Segundo ele, o estado arrecada R$ 34 bilh\u00f5es com o IPVA durante o ano, sendo que deste valor, ainda conforme ele, metade vai para os munic\u00edpios e restante \u00e9 usados em v\u00e1rias \u00e1reas, como a sa\u00fade. Veja os novos valores:
\nSorocaba
\nCastelinho (SP-75), km 13: de R$ 9 (cabine manual) e R$ 7,10 (cabine autom\u00e1tica) \u27a1\ufe0f R$ 3,41 (free flow);
\nAlum\u00ednio
\nRaposo Tavares (SP-270), km 79: de R$ 12,60 (manual) e R$ 9,40 (autom\u00e1tica) \u27a1\ufe0f R$ 4,08 (free flow).
\nAo todo, 15 ped\u00e1gios free flow ser\u00e3o instalados em 12 rodovias nas cidades pr\u00f3ximas a Sorocaba e Itapetininga. Al\u00e9m dos pontos na Raposo Tavares, o novo lote prev\u00ea novas pra\u00e7as na SP-79 e na SP-75. Confira os novos locais:
\nSorocaba
\nCelso Charuri (SPA-091\/270) \u2013 km 4,1;
\nCastelinho (SP-75) \u2013 km 3,2;
\nRaposo Tavares (SP-270) \u2013 km 86;
\nRaposo Tavares (SP-270) \u2013 km 95,1;
\nRaposo Tavares (SP-270) \u2013 km 101,3.
\nS\u00e3o Roque
\nCastello Branco (SP-280) \u2013 km 59,9;
\nRaposo Tavares (SP-270) \u2013 km 58,1;
\nL\u00edvio Tagliassachi (SPA-053) \u2013 km 5,8.
\nPiedade
\nRaimundo Antunes Soares (SP-79) \u2013 km 107,9;
\nBunjiro Nakao (SP-250) \u2013 km 91,5.
\nSalto de Pirapora
\nJo\u00e3o Leme dos Santos (SP 264) \u2013 km 111,6.
\nPilar do Sul
\nFrancisco Jos\u00e9 Ayub (SP-264) \u2013 km 130,6;
\nNestor Foga\u00e7a (SP-250) \u2013 km 122,9.
\nCap\u00e3o Bonito
\nSebasti\u00e3o Camargo Penteado (SP-250) \u2013 km 162,8.
\nTapira\u00ed
\nSP-79 – km 138.
\nVeja mais not\u00edcias da regi\u00e3o no g1 Sorocaba e Jundia\u00ed
\nV\u00cdDEOS: assista \u00e0s reportagens da TV TEM<\/div>\n","protected":false},"excerpt":{"rendered":"

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