Governo diz quando deve terminar primeira fase da reforma da pista do Aeroporto de Fernando de Noronha

governo-diz-quando-deve-terminar-primeira-fase-da-reforma-da-pista-do-aeroporto-de-fernando-de-noronha


Secretário Estadual de Mobilidade e Infraestrutura, Evandro Avelar, participou de reunião no Conselho Distrital e falou sobre as dificuldades da execução da obra. Obra do aeroporto foi tema da reunião do Conselho
Ana Clara Marinho/TV Globo
A obra de reforma da pista do Aeroporto de Fernando de Noronha foi tema da reunião do Conselho Distrital, na segunda (5). O secretário de Mobilidade e Infraestrutura de Pernambuco, Evandro Avelar, anunciou que a expectativa do governo estadual é terminar a primeira fase em janeiro de 2024.
🚫 A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu o pouso na ilha de aviões de grande porte, os chamados turbojatos, desde 12 de outubro de 2022. A decisão foi motivada por questão de segurança, pois a pista do aeródromo apresentava fissuras e buracos.
📱Compartilhe no WhatsApp
✈ Com a proibição, a companhia Azul passou a operar com um avião menor, do modelo ATR, e a Gol suspendeu as atividades. A empresa Voepass iniciou viagens para Noronha em janeiro com aeronave ATR.
Os conselheiros e moradores relataram ao secretário os problemas enfrentados pelas restrições de voos e cobraram um cronograma para a obra.
LEIA TAMBÉM:
Moradores de Noronha passam noite no aeroporto para comprar passagens
Ilha tem ‘onda de cancelamentos’ de reservas em pousadas e passeios turísticos
‘Catástrofe para o turismo de Noronha’, diz presidente do Conselho Distrital.
Segundo os moradores, a proibição de pousos de aviões de grande porte é o principal motivo da queda do movimento turístico em Fernando de Noronha.
🗓 A gestão estadual anterior anunciou que o trabalho de recuperação do aeroporto custaria R$ 5,9 milhões e que o serviço seria concluído em outubro deste ano.
Moradores e empresários estiveram na reunião do Conselho Distrital
Ana Clara Marinho/TV Globo
O atual governo não confirmou o cronograma da obra. Evandro Avelar explicou as dificuldades para execução do trabalho, como a necessidade de transportar para a ilha 22 mil toneladas de materiais.
O secretário disse que a governadora Raquel Lyra (PSDB) solicitou apoio para o transporte dos insumos ao governo federal, mas a União não confirmou se será possível a ajuda.
“Nós temos uma expectativa de transportar 50% do material para Noronha até o final de outubro. Com esse material, podemos executar o trabalho no trecho central da pista em novembro e dezembro”, afirmou o secretário.
Ainda segundo Evandro Avelar, essa expectativa precisa ser confirmada. Com o serviço no trecho central, ele disse que a Anac deve liberar o retorno de aviões de grande porte, como jatos e Boeings.
Secretário Evandro Avelar falou sobre a obra
Ana Clara Marinho/TV Globo
O presidente do Conselho Distrital, Ailton Araújo Júnior, afirmou que as respostas do governo do estado não são suficientes para acalmar a comunidade local.
“As respostas não deram segurança ao nosso trade turístico. Eu, particularmente, não acredito que a empresa contratada vai iniciar a obra em outubro. Eu gostaria muito, mas não acredito”, afirmou Ailton Júnior.
Os conselheiros distritais, que formalizaram um pedido de apoio das Forças Armadas ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), vão renovar a solicitação de ajuda.
“Nós enviamos um ofício. Agora vamos marcar para ir a Brasília, vamos tentar chegar até o presidente Lula para sensibilizar nesse caso de Noronha. Queremos o apoio logístico da Marinha , do Exército e da Força Aérea Brasileira para transporte de material e execução da obra”, declarou Ailton Júnior.
VÍDEOS: mais vistos de Pernambuco nos últimos 7 dias
as, Exército e Força Aérea Brs náutica para transporte de material e execução da obra”, declarou Ailton Júnior.
Adicionar aos favoritos o Link permanente.